Defensoria oferece educação em direitos para adolescentes mineiros

  • ícone de compartilhamento

Temas como Saúde, relações contratuais e perfil de consumo vêm sendo discutidos nas salas de aula do ensino médio em Minas Gerais. Com conteúdos gravados em vídeos e disponibilizados nos ambientes virtuais das escolas, a Defensoria Pública do Estado realiza um projeto que estimula a educação em direitos entre os jovens.

Idealizadora da iniciativa, a defensora pública Camila Lorga Ferreira de Mello explica que o projeto busca atingir um público que, em breve, estará no mercado de trabalho e nas universidades. “Além de ajudar na escolha profissional, já que os alunos vão conhecer um pouco mais sobre a atuação e a finalidade da Defensoria Pública, a proposta é que eles mesmos possam agir como multiplicadores do conhecimento, levando as informações para familiares e amigos”, afirma Camila.  

A primeira videoaula foi gravada no dia 22/10. Outras quatro estão programadas para novembro. Cada conteúdo tem duração média de 40 minutos, com o tema apresentado por um defensor público. Os primeiros são: “Conhecendo a Defensoria Pública e suas áreas de atuação”, com Camila Lorga; “Defensoria Pública da Saúde”, com Bruno Barcala Reis; “Direito do Consumidor”, com Lucas Diz Simões; “Direito de Família”, com Alessandra Pereira Eler; e “Como elaborar um contrato”, com Marco Paulo Denucci.  

Expansão

Inicialmente, o projeto tem cinco escolas cadastradas. Mas, segundo a defensora pública, o objetivo é expandir a iniciativa para mais instituições de ensino médio e superior. “Como serão utilizados equipamentos já disponíveis nas escolas, poderemos alcançar mais unidades de ensino e mais alunos”, ressalta Camila Lorga.