Emater-MG capacita agricultoras no preparo de pratos típicos

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Ouro Preto, na região Central de Minas, concluiu uma capacitação para o preparo de pratos típicos da região. A iniciativa teve como objetivos valorizar a culinária local e a participação no Festival de Cultura e Culinária Típica da cidade histórica.

O treinamento durou dois meses. Foram cinco encontros e um total de 40 horas. As oficinas aconteceram na Escola Municipal Aleijadinho e no Clube de Mães, no distrito de Santo Antônio do Salto. As agricultoras, todas residentes no distrito, aprenderam a fazer a montagem de pratos típicos e novas formas de apresentá-los.

De acordo com a extensionista da Emater-MG, Regina de Oliveira, a capacitação foi importante para chamar a atenção do grupo para os aspectos culturais da alimentação.

“Não comemos apenas porções de nutrientes e calorias para manter o funcionamento corporal adequado. Comer envolve seleção, ocasiões e rituais. Está diretamente ligado com a sociabilidade, com ideias e significados, com as interpretações de experiências e situações. E tudo isso é matéria cultural’’, diz a extensionista.

A agricultora Heloísa de Fátima, que é assistida pela Emater-MG desde 2004, elogiou o curso. “Fiquei encantada. Foi ótimo, todas tiramos bom proveito. Tenho nem palavras para descrever. Com certeza o festival só tem a ganhar com esse curso. Agradeço muito à Emater-MG’’.

Festival

A capacitação também preparou as agricultoras para participarem do Festival de Cultura e Culinária Típica de Ouro Preto, que acontece anualmente em agosto. Realizado desde 2003, o festival é uma forma de valorização da cultura local.

Neste ano, o evento trará algumas inovações como a oferta de pratos sem carne, como o risoto de abobrinha servido com umbigo de bananeira e omelete com ervas. A iniciativa é da Emater-MG, com apoio da Secretaria Municipal de Agropecuária.