Emater-MG orienta sobre realização de feiras e leilões de bovinos

Emater-MG está orientando empresas e pecuaristas que queiram promover ou participar de feiras e leilões de animais do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética e Pró-Fêmeas), durante a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa permite que pecuaristas adquiram touros e matrizes de alto padrão genético para a melhoria do plantel.

Em cada município, ela é realizada por meio da venda dos animais em eventos promovidos por um arranjo local entre diversas instituições. Produtores podem negociar diretamente com os criadores durante feiras e leilões.

Em cartilha divulgada pela Emater-MG, constam as recomendações e as obrigações que devem ser seguidas para a montagem dos eventos nos municípios onde há autorização para a realização deste tipo de negócio. O material foi produzido em conjunto com outros órgãos do Governo de Minas, como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A iniciativa também contou com apoio de parceiros do programa Pró-Genética/Pró-Fêmeas. A cartilha pode ser acessada clicando aqui.

“Fizemos a cartilha para que feiras e leilões do Pró-Genética e Pró-Fêmeas possam ser realizadas seguindo as recomendações de órgãos competentes, preservando a saúde dos envolvidos. O agronegócio, mesmo com a pandemia, continua forte. E estamos contribuindo para que ele permaneça neste caminho, de forma segura”, explica o coordenador estadual de bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

A cartilha enumera uma série de cuidados que devem ser tomados. Entre eles, a proibição de preparação de comidas no local dos eventos e também o fornecimento de bebidas alcoólicas. A exceção é a disponibilização de refeições prontas e individuais para os funcionários.

Principais recomendações / obrigações

* Seguir a Portaria 1.978, de 2020, do IMA, para realização de feiras e leilões de animais;

* Realizar os eventos em locais abertos, arejados e distantes de áreas residenciais;

* Os organizadores devem designar funcionários para controle de pessoas presentes no local, de acordo com público autorizado pela prefeitura municipal;

* Não preparar alimentos ou servir bebidas alcoólicas no local;

* Uso de máscaras por todas os presentes;

* Disponibilização, por parte dos organizadores, de pontos de higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%;

* Distribuição de mesas com uma distância mínima de dois metros entre elas. Apenas uma pessoa por mesa.

Parcerias

Em Minas Gerais, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética e Pró-Fêmeas) é desenvolvido pelo Estado, em parceria com associações de criadores, sindicatos de produtores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais, prefeituras, cooperativas, agentes financeiros e conselhos municipais.