Epamig-Itap participa de encontro com instituições holandesas sobre tecnologias agropecuárias

Coordenadores do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), estiveram reunidos com representantes de empresas e instituições de pesquisa e ensino dos Países Baixos, no evento 'Conexão Minas Holanda - Encontro Internacional em Agritech’, para falarem sobre novos panoramas da agropecuária e articularem futuras parcerias de cooperação técnica e acadêmica.

O encontro foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com o Escritório de Suporte aos Negócios dos Países Baixos, vinculado à embaixada do país no Brasil, e ocorreu na última segunda-feira (30/1), na sede da Fiemg em Belo Horizonte.

“Uma pesquisa científica, hoje, não se restringe a apenas um país, ela está cada vez mais internacionalizada. Cada pesquisador pensa, a partir de sua localização geográfica, em solucionar problemas em comum com o restante do mundo. Criar vínculos e conexões com instituições estrangeiras enriquece muito o trabalho de desenvolvimento científico em Minas Gerais, e no Brasil como um todo”, ressalta o professor do curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, e coordenador de ensino da Epamig-Itap, Robson de Assis Souza. Ele representou o instituto no evento ao lado do coordenador de pós-graduação, Tiago Duarte Santos Pereira.

Durante manhã e tarde, os participantes puderam realizar encontros estratégicos para rodadas de negociações. Foi nesse momento que a dupla de coordenadores da Epamig-Itap conversou com a gerente de cooperação internacional com América Latina e Caribe da Universidade de Wageningen, Ria Hulsman, a fim de traçarem uma futura parceria, que envolverá intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

“Nos últimos anos, a Universidade de Wageningen tem sido considerada a melhor escola de agricultura e ciências agrárias do mundo. E ela possui um curso de graduação em Agrotecnologia que é equivalente ao nosso, de Agropecuária de Precisão. Será uma parceria muito estratégica para conhecermos experiências bem-sucedidas lá na Europa que possam, ou não, ser adaptadas para a nossa realidade brasileira”, acrescenta Robson.

Hulsman pediu que a equipe da Epamig-Itap elaborasse uma apresentação sobre os trabalhos de ensino e pesquisa realizados no instituto mineiro, para que ela crie uma ponte com o departamento de Agrotecnologia da Universidade de Wageningen. Em seguida, a ideia é estabelecer um intercâmbio entre professores-pesquisadores das duas instituições, para uma intensa e rica troca de experiências.

A última etapa da parceria será pensar dinâmicas para o envio de alunos brasileiros da graduação para estudarem por alguns meses nos Países Baixos, bem como a recepção de graduandos e pós-graduandos holandeses em Pitangui.

No período da noite, durante um coquetel oferecido pelos organizadores do evento, uma nova rodada de encontros ocorreu, e os coordenadores da Epamig-Itap puderam conversar com o adido de agricultura da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul van de Logt. “Foi uma conversa muito agradável e frutífera com ele, que é o representante máximo da agricultura holandesa no Brasil. Ele disse que recentemente participou de alguns eventos ligados à Agropecuária de Precisão e demonstrou grande interesse em estreitar os laços com instituições como a nossa. Trocamos contatos e ele ficou de nos enviar materiais e informações a respeito dessa área nos Países Baixos, tanto para a parte de ensino quanto para o desenvolvimento de pesquisas”, comemora Robson.

Além do adido e da representante da Universidade de Wageningen, os dois coordenadores também se reuniram com pessoas ligadas a uma empresa de biofertilizantes holandesa, a Nature’s Principles, e com demais instituições de pesquisa de Minas Gerais, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Também participaram do evento os pesquisadores de diferentes unidades da Epamig: Juliana Maria de Oliveira, Ana Cláudia Freitas, Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Fernanda de Kássia Gomes e Simone Novaes Reis; além do diretor de operações técnicas, Trazilbo José de Paula, e do coordenador do Departamento de Pesquisa da empresa, Marcelo Ribeiro Malta.