Estado divulga resultado de chamada para ações contra covid-19

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de divulgar o resultado da Chamada 01/2020 - Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pela covid-19.

Ao todo, 197 projetos de pesquisadores para o enfrentamento ao coronavírus foram inscritos. Destes, 19 foram aprovados para contratação. Somados, eles representam um investimento de R$ 1,98 milhão.

"A expectativa é que esses projetos de pesquisa tragam contribuições significativas para o enfrentamento da pandemia. Por isso, o foco foi em resultados rápidos", explica o presidente interino da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. 

As propostas aprovadas estão voltadas para métodos de diagnóstico, novos tratamentos e procedimentos terapêuticos, acompanhamento de pacientes e prevenção.

Critérios

Os projetos foram julgados por uma câmara multidisciplinar composta por especialistas de diferentes áreas de atuação. A análise foi realizada por meio de ferramentas virtuais, respeitando as orientações de distanciamento social impostas pela pandemia.

Das 19 propostas aprovadas, nove são da área de Ciências Biológicas e Biotecnologia; cinco de Ciências da Saúde; três de Ciências Exatas e dos Materiais; e duas de Engenharia Mecânica.

As propostas aprovadas podem ser conferidas aqui.

Enfrentamento

A Chamada 01/2020 - Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus foi uma das respostas imediatas do Governo de Minas, por meio da Fapemig, para enfrentamento da crise. 

A ação é amparada em pesquisas científicas e tecnológicas. Os objetivos são estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa; apoiar ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela covid-19; e incentivar a busca por procedimentos eficazes no combate à pandemia.

Dúvidas sobre a chamada e resultados podem ser esclarecidas com a Central de Informações, por meio do Fale Conosco do site institucional.