Estado e prefeitura somam forças contra o mosquito da dengue em Muriaé

Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza ação contra o mosquito Aedes aegypti, em parceria com a prefeitura municial de Muriaé, na Zona da Mata, até 10/3.

O foco é diminuir a proliferação do transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

A equipe, que conta com 20 agentes de endemias da Força Estadual em conjunto com  35 agentes do município, vem realizando visitas domiciliares que têm como objetivo remover possíveis focos do mosquito, geralmente materiais inservíveis que estão acumulando água parada, além de instruir moradores a boas práticas que mantenham o ambiente livre do mosquito.

Mobilização

A equipe municipal também tem realizado ações de mobilização social com crianças usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Atividade no distrito Vermelho contou com palestra sobre a importância de manter quintais limpos e descartar corretamente o lixo. Também houve atividades recreativas de arte em que crianças pintaram o mosquito da dengue como um personagem “procurado”.

Representantes dos setores de Assistência à Saúde e Epidemiologia do Nível Central da SES-MG, da Gerência Regional de Saúde de Ubá e do município de Muriaé também realizaram visitas técnicas a unidades de Saúde, UPA e ao Hospital São Paulo.

“Fizemos essas visitas para entender o caminho que o paciente faz nos equipamentos da Saúde, e a partir das informações levantadas, sugerir melhorias que facilitem e causem impacto positivo na assistência de quem está com sintomas de arboviroses”, explicou Elizabeth Franqueira, referência técnica da coordenação estadual de vigilância das arboviroses.

Planejamento

Com o decreto do Estado de Emergência em Saúde Pública pulicado em janeiro, a Secretaria de Saúde de Muriaé deu início à aplicação do Plano de Ação, que permitiu estratégias como a contratação de mais agentes de endemias.

“Aumentamos a divulgação dos fluxos assistenciais, para que as pessoas saibam onde procurar atendimento, além de fortalecermos orientações de manejo clínico para todos os servidores da Saúde, para que os pacientes com suspeita de arboviroses sejam identificadas precocemente e tenham o tratamento correto para evoluir bem para a cura”, explicou Luiza Agostini, secretária de Saúde de Muriaé.

Além das visitas domiciliares, está previsto para os próximos dias ações com o tema “Enfrentamento das Arboviroses” como blitz educativa, distribuição de material educativo e apresentações musicais.

Prevenção

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas:

-  Manter lixeiras tampadas;

- Limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos;

- Garrafas e baldes de cabeça para baixo;

- Verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos;

- Limpar ralos e cobrir com telas;

- Não colocar pratos de água em vasos de plantas;

- Lavar frequentemente bebedouros de animais;

- Manter limpos ralos internos e externos e calhas.

A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto em caso de sintomas como febre, dor de cabeça e ao redor dos olhos, o indivíduo deve procurar uma unidade de Saúde. Clique aqui e saiba mais sobre o combate ao mosquito.