Estado inicia plano para proteção de espécies em risco no Espinhaço Mineiro

  • ícone de compartilhamento

Instituto Estadual de Florestas (IEF) iniciou, na terça-feira (19/5), a oficina preparatória para elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) da região conhecida como “Espinhaço Mineiro”, localizada no Centro-Leste de Minas Gerais. O projeto integra a Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas (Pró-Espécies), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente.

A preparação tem como objetivo levantar dados relevantes para a elaboração do PAT Espinhaço Mineiro, com destaque para o aperfeiçoamento da abrangência geográfica, da validação e da complementação da lista de espécies de flora e fauna categorizadas como “criticamente em perigo”, de acordo com a União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN), e que ainda não contam com nenhum instrumento oficial de conservação no estado. Serão estabelecidas também as principais pressões e ameaças sofridas por essas espécies no território de abrangência do projeto.   

Projeto Pró-Espécies

Coordenado pelo MMA com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o Projeto Pró-Espécies atua em 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, com área total de nove milhões de hectares.