Fapemig anuncia novo aporte em projetos de pesquisa

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig) divulgou, em 7/12, a contratação adicional de 19 novos projetos relacionados à Chamada 011/2022 - Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa. Ao todo, serão investidos mais R$ 2,5 milhões.

A decisão do Conselho Curador, prevista no Estatuto da Fapemig (Decreto nº 47.931, de abril de 2020), se deu em razão da disponibilidade orçamentária e financeira da fundação.

Os projetos foram aprovados respeitando as maiores pontuações obtidas pelos projetos P2 (proposta não priorizada frente à demanda qualificada) e a proporcionalidade de recursos financeiros cabíveis a cada linha temática.

Confira nesta página  a relação dos projetos selecionados.

Pesquisa

A chamada 011/2022 tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas Gerais por meio do apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa científica e/ou tecnológica no estado que contribuam para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Minas. O resultado, divulgado no dia 4/11, aprovou 104 projetos.

Visitantes
 
A Fapemig também divulgou na quarta-feira (7/12) o resultado da contratação de dois novos projetos da Chamada 15/2022 - Pesquisador Visitante Especial. 

O novo aporte financeiro se dá em razão da disponibilidade orçamentária da fundação. Os projetos foram aprovados respeitando as maiores pontuações obtidas pelos projetos P2 (proposta não priorizada frente à demanda qualificada) e a proporção de recursos financeiros cabíveis a cada linha temática.

Intercâmbio

O Programa Pesquisador Visitante busca contribuir para o intercâmbio de conhecimento. A iniciativa agrega à produção científica e tecnológica por meio da participação de pesquisadores ligados a outras ICTs na execução de pesquisas realizadas na instituição proponente.
Devido a existência de desigualdades regionais, há a necessidade de implementação de mecanismos como o intercâmbio de pesquisadores qualificados, de modo a permitir a troca de conhecimentos e de experiências entre as partes. Nesse sentido, a visita de pesquisadores permite às ICTs mineiras o desenvolvimento de projetos, a troca de experiências e de tecnologias.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo Fale Conosco.