Força Estadual finaliza trabalho em Muriaé com mais de quatro mil vistorias em imóveis e terrenos

  • ícone de compartilhamento

A população de Muriaé, região da Zona da Mata, viveu dias intensos de combate ao Aedes aegypti entre 28/2 a 10/3. Com o intuito de eliminar criadouros da espécie e mobilizar a comunidade local, a Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) somou-se aos esforços da equipe da prefeitura municipal durante o período. 

O balanço geral demonstrou que os 20 agentes de endemias da Força Estadual,  somados à equipe da Secretaria de Saúde de Muriaé, visitaram 4.003 imóveis, entre residências, comércios, terrenos baldios e outros. As visitas incluíram abordagem dos moradores para conscientização e engajamento, aplicação de larvicida, além de terem resultado na remoção de 1.378 sacos cheios de inservíveis e na eliminação de 307 focos do mosquito. 

“Um destaque nesta Força Estadual é que, pela primeira vez, não tivemos nenhuma recusa nas visitas domiciliares. Isso demonstra que a população sabia da chegada do reforço da SES-MG e da importância de participarem das ações e abrirem seus imóveis para vistoria”, contou Raimundo Nato Moreira, Agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

A Força Estadual atua em seis eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica, comunicação e mobilização. Sendo assim, a atuação da SES-MG envolveu reunião com Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do município; visitas técnicas em unidades de saúde dos bairros, UPA e Hospital de referência; além do serviço de campo e a entrega de diagnósticos situacionais. 

Durante a atuação da Força Estadual foram realizadas diversas ações direcionadas a sensibilizar a população sobre a importância de combater o mosquito e a necessidade de uma atuação conjunta.