Hemominas em Sete Lagoas completa 30 anos

  • ícone de compartilhamento

O Hemonúcleo de Sete Lagoas, na região Central do estado, chega aos 30 anos de atividades nesta quarta-feira (18/1). A unidade atende a uma média diária de 55 candidatos à doação de sangue e a cerca de 70 candidatos à doação de medula óssea por mês. Com isso, responde pela cobertura hemoterápica dos 35 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, além do município de Matozinhos, localizado na Grande BH. Atende, ainda, 11 hospitais contratantes.

Com equipe composta por servidores efetivos, cedidos e terceirizados, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, desenvolvendo diversas ações para sensibilizar o doador e, dessa forma, contribuir para salvar ainda mais vidas. Nesse sentido, são realizadas palestras informativas na comunidade, captação hospitalar e treinamentos para captadores e multiplicadores.

"Graças aos doadores e ao trabalho de todos, o Hemonúcleo se consolidou e atualmente tem um papel fundamental na Rede Hemominas, na garantia de atendimento com segurança e qualidade em todo o estado. Tenho uma alegria imensa em poder trabalhar com vocês. Parabéns”, destaca a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.

“Este trabalho constante realizado por nossos funcionários e colaboradores se torna ainda mais relevante em períodos críticos do ano como feriados de Carnaval, entre outros, quando os estoques de sangue geralmente atingem níveis mínimos e preocupantes e, muitas vezes, há tendência de aumento de demanda de sangue nos hospitais em virtude do aumento no número de acidentes nas estradas”, ressalta o coordenador da unidade, o médico Gustavo Adolpho Silva.

Serviços

O Hemonúcleo oferece, também, atendimento ambulatorial multidisciplinar (médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro) a pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias, e a pacientes que necessitam de terapia transfusional ou outros procedimentos similares.

Na área técnica, entre os serviços que executa, destacam-se: cadastro e conscientização; triagens clínica e hematológica de candidatos à doação; coleta de sangue de doadores; fracionamento de hemocomponentes; distribuição de hemocomponentes para hospitais contratantes e para outras Unidades da Fundação Hemominas (Hemorrede Estadual).

Além disso, presta serviços relativos à hemoterapia, hematologia, terapia celular e transplante a diversos estabelecimentos assistenciais de saúde, via contratos.

Desde dezembro de 2002, a unidade funciona em sede própria, localizada na Avenida Dr. Renato Azeredo, 3.170, bairro Dante Lanza.