Hemominas orienta doadores sobre comprovante de agendamento durante onda roxa

  • ícone de compartilhamento

Considerando a recente inclusão de todos os municípios de Minas Gerais na onda roxa do Plano Minas Consciente, a Fundação Hemominas orienta todos os candidatos à doação de sangue a utilizar o protocolo do agendamento como fonte de comprovação nas unidades. 

O comprovante é enviado ao e-mail de cadastro usado no momento do agendamento on-line. Ele também pode ser emitido via MGapp – Cidadão, no menu “Meus Agendamentos”. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o estado. 

Como fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados por covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação, estando assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação. Candidatos que tiveram contato com indivíduos que apresentaram diagnóstico de infecção por coronavírus são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doar sangue.

Vacinas

O prazo de inaptidão para doação de sangue após tomar a vacina para covid-19 depende da imunização recebida. Para a Coronavac / Sinovac,o prazo é de 48 horas. Já para a Covishield / Serum/ AstraZeneca / Fiocruz é preciso esperar sete dias. 

  • Confira a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 sobre a onda roxa neste link.