Ipem-MG retoma fiscalizações presenciais 

  • ícone de compartilhamento

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) retomou, na segunda-feira (20/7), os serviços de verificação em balanças rodoviárias em todos os municípios de Minas Gerais.

Também foram retomadas as verificações em bombas medidoras de combustíveis nos municípios que não estão nas regiões classificadas como "onda verde" do plano Minas Consciente, desenvolvido pelo Governo do Estado em atenção à pandemia de covid-19.

Os funcionários que realizam as verificações seguem recomendações dos órgãos de Saúde para prevenção ao coronavírus.

Segurança 

A verificação das balanças rodoviárias é feita anualmente pelo Ipem-MG e tem como objetivo avaliar e inibir que caminhões trafeguem com excesso de peso.

Já as verificações em bombas medidoras de combustíveis, também realizadas anualmente pelo Instituto, conferem um conjunto de itens nas bombas para assegurar o correto funcionamento e utilização do equipamento. O objetivo é a segurança dos revendedores e da população.

Desde o início da pandemia,  atividades desenvolvidas em teletrabalho - como serviços de cronotacógrafo (tacógrafo), credenciamento de oficinas permissionárias e registro de empresas - foram totalmente mantidas. 

Também durante o período de quarentena o Ipem-MG vem mantendo servidores de plantão para fiscalizar denúncias de abuso contra o consumidor.