Lives debatem turismo gastronômico e reconhecimento de produtos mineiros no mercado

  • ícone de compartilhamento

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) realiza dois encontros virtuais que relacionam a gastronomia e os produtos mineiros a possibilidades para retomada da economia do estado, após a pandemia. Dentro da série #SecultAoVivo, na terça-feira (21/7) o tema é Turismo Gastronômico; já na quinta-feira (23/7), o bate-papo vai abordar Gastronomia e Território.

Turismo gastronômico

Para discutir melhor as experiências gastronômicas no Turismo e falar sobre conceitos, boas práticas e como isso pode ser explorado da melhor maneira em Minas Gerais, a live “Turismo Gastronômico” terá mediação da subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião. A conversa virtual vai contar com a participação da fundadora e anfitriã do Taste of Lisboa Food Tours, Filipa Valente; da diretora da Creative Tourism Network®, Caroline Couret, e da consultora de turismo e mídia social, Elena Paschinger. O evento será transmitido pelo canal da Secult no Youtube.

O turismo gastronômico tem sido visto como uma das maiores alavancas para retomada das atividades turísticas e da economia no cenário pós-pandemia. Marina Simião lembra que, há alguns anos, a gastronomia tem se tornado a principal imagem de Minas Gerais. “Essa é uma ferramenta de desenvolvimento econômico que garante consumo, compra, venda e divulgação dos produtos mineiros, o que pode aumentar o interesse das pessoas em conhecer o estado e reforçar a imagem positiva vinculada a alimentos como queijo, azeite, cachaça e café”, argumenta.

Produtos mineiros 

Para cada receita da culinária mineira são necessários ingredientes típicos que podem vir de várias regiões do estado. Mas quando se fala em queijo mineiro, qual o primeiro nome vem à mente? E quando o assunto é café ou cachaça? Se as respostas foram Canastra ou Serro, Mantiqueira e Salinas, já se tem meio caminho andado para entender como o reconhecimento de territórios e produtos gastronômicos pode contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da identidade de Minas Gerais. Temas como este serão abordados na live “Indicação Geográfica”, que a Secult promove no dia 23/7.

A transmissão conta com mediação do chef e autor do projeto Territórios Gastronômicos, Eduardo Avelar. Vão participar do debate a presidente do  Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo; o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson Assis Sales; e o presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite.

A live também será transmitida será pelo canal da Secult no Youtube.