Operação no Rola-Moça alerta população para suspensão de visitas na unidade

  • ícone de compartilhamento

Operação conjunta do Governo de Minas e da Prefeitura de Brumadinho, desencadeada no último fim de semana no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, reforçou as orientações junto à população sobre o fechamento da unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi coordenada pelo instituto e pela Polícia Militar (PMMG), além da Defesa Civil do município. 

Assim como todas as áreas verdes do Estado sob a responsabilidade do IEF, o Rola-Moça, que se estende por Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima, está com a visitação suspensa desde 18/3  por conta da pandemia. Como o parque tem uma estrada que dá acesso a Casa Branca, distrito de Brumadinho, a unidade não pode ser completamente fechada. 

Por isso, a operação reforçou que não é permitido visitar os mirantes. Os agentes orientaram as pessoas que insistiram em parar para observar a vista do parque. A medida busca evitar riscos de transmissão do coronavírus e também acidentes, já que há restrição de estacionamento no local. Policiais militares também alertaram que veículos que forem flagrados parados de forma irregular serão multados.

A informação sobre a proibição foi colocada em faixas e avisos para a população ao longo da estrada. Barreiras físicas também foram instaladas nos pontos de estacionamento na rodovia que liga o bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, a Casa Branca. 

Um dos pontos mais procurados no Rola-Moça, o mirante Morro dos Veados, está fechado com tapumes de metal. As equipes também fizeram rondas para evitar que as pessoas parassem para contemplar a vista. “Infelizmente, nos últimos finais de semana, observamos visitação expressiva, com aglomerações de pessoas para observar a beleza do parque e a vista proporcionada em alguns locais. Por enquanto, o momento é de ficar em casa para todos que puderem”, reforça o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.