Resultado do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal será anunciado em 20/10

  • ícone de compartilhamento

Emater-MG / Divulgação

O julgamento da edição de 2021 do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal reuniu, nessa quarta-feira (6/10), especialistas e autoridades, que puderam conferir todas as nuances dos produtos das várias regiões.

A etapa, realizada no restaurante escola do Senac Minas, no Centro de Belo Horizonte, reuniu 35 jurados para avaliar as iguarias, dispostas lado a lado. O júri considerou cores, texturas, aromas e sabores, que variam em função do clima e do solo de cada região, além das técnicas de produção, passadas de geração a geração. 

Neste 13º concurso, a comissão organizadora  recebeu 133 inscrições, das oito regiões caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serras da Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro). Foram inscritos também queijos dos municípios de São João Evangelista, Guanhães, Entre Rio de Minas e Porteirinha, que estão fora das regiões caracterizadas, mas todos são registrados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Agora, a expectativa é para o anúncio dos vencedores, no dia 20/10. O evento virtual será transmitido ao vivo, a partir das 10h, no canal da Emater-MG no Youtube.

Concurso

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O objetivo é estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização das queijarias.

Mais detalhes sobre a etapa de julgamento em www.emater.mg.gov.br.