Secretaria de Agricultura realiza Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza, na sexta-feira (9/6), a partir das 8h, o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas. O evento faz parte da programação do Festival do Queijo Artesanal de Minas, que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte.

O seminário é uma parceria com instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA), o Sistema Faemg e o Sebrae-MG, e tem como público-alvo os profissionais atuantes no setor.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Matheus Fernandes, há uma demanda constante por atualização da mão de obra no setor. "Com a valorização dos queijos artesanais, que são símbolos da tradição e identidade cultural do estado, e as recentes modernizações da legislação que abrange a produção artesanal de produtos de origem animal, este seminário é ideal para revisitar as particularidades de Minas em relação à habilitação sanitária das queijarias", afirma.

Os “Programas de Autocontrole para Queijarias Artesanais” são um dos temas abordados. A palestra sobre esse assunto vai abranger boas práticas de fabricação, procedimentos de higiene operacional e análises de perigos e pontos críticos de controle.

Festival do Queijo Artesanal

Organizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, o 5º Festival do Queijo Artesanal de Minas acontecerá de 8 a 10 de junho, no Expominas. O objetivo é valorizar a iguaria, promover a gastronomia local e fortalecer a economia e o turismo regional. Cerca de 40 expositores, de 12 regiões do estado, irão apresentar seus produtos, alguns deles premiados em competições nacionais e internacionais.

Os visitantes poderão conhecer e degustar diversas variedades de queijos, além de produtos que harmonizam com eles, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho. O evento também é uma oportunidade para o público descobrir a cultura, as tradições e os sabores de Minas Gerais.

Na mostra, haverá um espaço gastronômico onde oito chefs mineiros criarão pratos doces e salgados, utilizando o queijo artesanal como um dos ingredientes. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do Festival. Os resultados estarão disponíveis para venda durante toda a programação.

Programação Seminário Técnico

8h – Abertura – Caio César Coimbra – Subsecretário de Política e Economia Agropecuária (Seapa); Altino Rodrigues – Superintendente Técnico (Faemg e, Ricardo Boscaro de Castro – Analista de Agronegócio (Sebrae MG)

8h20 – Concessão do Selo Arte e ações da Seapa no setor de queijos artesanais – Ranier Chaves Figueiredo/Diretor de Agroindústria e Cooperativismo (Seapa)

10h30 – Arcabouço legal para produção e comercialização do Queijo Minas Artesanal – Ranier Chaves Figueiredo/Diretor de Agroindústria e Cooperativismo (Seapa)