Secretaria de Estado de Educação promove último encontro gerencial do ano com superintendentes regionais de ensino

Começou nesta segunda-feira (5/12) e vai até a quarta (7/12) o 5° Encontro Gerencial dos Superintendentes Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), reúne os 47 SREs de todo o estado e fecha o ciclo da atual gestão. Realizado periodicamente durante o ano, esses encontros gerenciais possibilitam o diálogo entre os gestores regionais e as lideranças do órgão central, proporcionando alinhamento assertivo nas tomadas de decisões e ações da rede.

Esse é o último encontro do ano, momento importante para avaliar resultados. A programação conta com palestras com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante; o subsecretário de Administração, Silas Fagundes; a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro; além de convidados como o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), Felipe Michel Braga.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga e a secretária adjunta, Geniana Guimarães Faria, participaram da abertura do encontro. Geniana relembrou os grandes desafios que ocorreram nestes quatro anos. Segundo ela, a gestão iniciada em 2019 passou por diferentes problemas como o transporte escolar, o período restritivo da pandemia da covid-19, mas que com ações e empenho levou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp) ser reconhecido como um dos melhores do Brasil, além de repensar a educação integral em Minas Gerais e a recomposição da aprendizagem.

“Gratidão a cada um por esses quatro anos. Foi um período em que tudo aconteceu na Educação. A todo momento fomos convidados a repensar processos que para nós estavam consolidados. A todo momento fomos desafiados e vimos que somos capazes. Nos foi exigido muita coragem e seguramos rojões em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino de todo o estado. Temos capacidade para além de resiliência, de pensar e estruturar ações que se tornem estruturantes”, ressaltou Geniana.

O chefe de gabinete da SEE/MG, Gustavo Braga, também participou da cerimônia de abertura e pontuou aos superintendentes a necessidade de manter o elo de comunicação como pilar para a estratégia e o planejamento da pasta. “Realmente foi grandioso o que a SEE/MG fez, entregar tudo o que entregamos, com as condições que tivemos, com todas as dificuldades da pandemia, foi muito significativo. Quando estamos bem coordenados e alinhados as coisas saem bem. O órgão central e as regionais têm que continuar trabalhando de forma coordenada”, pontuou Gustavo Braga.