Secretaria de Justiça e Segurança Pública inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade em Varginha

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inaugura, nesta segunda-feira (5/6), uma nova Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC), no município de Varginha, no Sul de Minas. A UPC vai ofertar o programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) a pessoas que receberem do Poder Judiciário a determinação pelo cumprimento de medidas alternativas à prisão. 

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, estão em Varginha e participarão de uma visita guiada para conhecer o espaço onde funcionará o programa. 

Ceapa

Criado em 2002, o programa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no estado de Minas Gerais, pautando ações de responsabilização com liberdade. A Ceapa atua com profissionais com formação multidisciplinar e é responsável pela materialização e monitoramento das alternativas penais, incluindo prestação de serviços à comunidade, projetos temáticos por delito cometido, ações de responsabilização de homens processados e julgados no âmbito da Lei Maria da Penha, acompanhamento de pessoas em cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão e projetos e práticas de Justiça Restaurativa.  

Atualmente, a Ceapa atua nos municípios de Araguari, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano. 

Serviço:

Visita guiada de inauguração da Unidade de Prevenção à Criminalidade de Varginha

Data: Segunda-feira (5/6)

Horário: às 16h

Local: Rua José Gonçalves Pereira, 129, sala 402, 3º andar - Bairro Vila Pinto - Varginha (MG)

Assessora da Sejusp presente no local: Poliane Brandão - (31) 98615-0538