Secult realiza ações de fomento ao turismo e à cultura no Sul de Minas

O projeto Secult no município, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), percorre o Sul de Minas até sábado (18/9). Com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o grupo cumpre agenda em diferentes cidades da região, que concentra diversos atrativos turísticos e culturais.

A comitiva da Secult esteve em Cambuquira nessa terça-feira (14/9), para anúncios de investimentos do programa Reviva Turismo para todo o estado.
Cambuquira tem uma das principais estâncias hidrominerais no país e também recebeu a ação com foco na reestruturação do turismo na região. Na cidade, a água é atrativo terapêutico e de diversão.

Outros três municípios da região estão no roteiro da Secult. Em Monte Verde, na quinta e na sexta-feira (16/9 e 17/9), terá início a implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo. E, encerrando a agenda, em Poços de Caldas, no sábado (18/9), está agendado um encontro com prefeitos e secretários de Cultura e Turismo da região, além de outras ações de estímulo ao setor.

Cambuquira

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e representantes da equipe técnica da pasta se reuniram com gestores locais para apresentar e debater políticas públicas para o fortalecimento da região.

“A cidade é uma das principais estâncias hidrominerais do país, precisa modernizar esse uso da água como seu principal ativo turístico, interligando o produto com a cozinha mineira, por meio da produção de bebidas especiais e de atividades recreativas, pensando no turismo de lazer, aventura, natureza e turismo rural”, destacou Oliveira.

Para o secretário, a localidade tem grande potência turística no estado e, por meio da ressignificação de algumas atividades, em especial de utilização das águas da região, poderá contribuir para que o setor descubra novos caminhos para a economia local.

Reviva Turismo

No encontro com as autoridades locais, o secretário destacou as ações e os programas da Secult para a retomada das atividades turísticas em todo o estado.

Uma das iniciativas é o programa Reviva Turismo, que tem o objetivo de estimular a retomada segura e gradual do turismo, e também colaborar para a geração de emprego e renda em Minas Gerais. O secretário ainda apresentou as propostas de municipalização de recursos para a cultura, que são encabeçadas pelo Plano Descentra Cultura Minas Gerais, que tem como objetivo democratizar o acesso aos bens e serviços da cadeia produtiva da cultura.

Em Cambuquira, a equipe técnica da Secult também participou de uma série de atividades voltadas à transversalidade entre a cultura e o turismo na região. Na agenda, um dos pontos tratados foi a Chácara das Rosas, bem tombado do município que será restaurado com recursos do ICMS Patrimônio Cultural. Outro destaque foi um encontro com o trade turístico da cidade a fim de debater as potencialidades do setor na região e fortalecer as ações de estímulo à retomada do turismo no Sul de Minas.

Acompanharam a agenda a subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Felipe Pires, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis, e o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Igor Arci. Também estiveram presentes o prefeito de Cambuquira, Fabrício Simoni, o secretário Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Pedro Amorim, o presidente da Câmara de Vereadores de Cambuquira, Cleiton de Souza, entre outras autoridades.