Sedese entrega caminhão-baú à Asmare

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) realizou, nesta terça-feira (14/3), o Seminário Regional de Mobilização Social para Constituição dos Fóruns Municipais Lixo e Cidadania, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte. Durante a abertura do encontro, a secretária da pasta, Elizabeth Jucá, fez a entrega de um caminhão-baú para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare).

Lila Alves

A compra do veículo foi viabilizada por convênio firmado entre a Sedese e o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, via emenda parlamentar. A ação contou ainda com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria da Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad-MG).

“Estar hoje aqui é motivo de orgulho, estou muito feliz em fazer esta entrega. Política pública para dar resultado tem que ser transversal, então essa ação só foi possível a partir da parceria entre todos aqui presentes. Demos as mãos para conseguir oferecer esse benefício à Asmare. A sociedade também precisa participar desses processos, porque a questão dos resíduos é problema de todos nós, é ambiental e social também. Podemos fazer a diferença juntos”, disse Elizabeth Jucá.

Seminário

O Seminário Regional de Mobilização Social para Constituição dos Fóruns Municipais Lixo e Cidadania visa garantir maior envolvimento da população para o desenvolvimento do projeto “Minas Reciclando Atitudes. Repensando o Futuro 2022”, executado pela contratada Megaquality.

O projeto conta com o apoio do MPMG, por meio do Cimos, que auxilia no desenvolvimento de ações voltadas para a efetivação dos direitos fundamentais dos catadores de materiais recicláveis.

Por meio do serviço técnico de mapeamento, acompanhamento e assessoramento, o projeto contribui para a promoção da inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Ao abrir o seminário, Elizabeth Jucá reafirmou a importância da profissão dos catadores. “No mês da mulher, aproveito para cumprimentar especialmente as mulheres catadoras, 70% do total, que fazem também o que não fazemos em nossas casas, separar o lixo. É muito gratificante o trabalho que vocês executam, não só pela geração de renda, mas também em benefício do meio ambiente. Por isso, essa categoria precisa e merece ser valorizada”.

A presidente da Asmare, Maria das Graças Marçal, agradeceu a entrega do caminhão e incentivou outros catadores. “Estou muito feliz e tenho que agradecer pelo caminhão, que traz esperança para as outras associações que estão começando agora. Digo a elas para que não desanimem. Começamos sem nada, só com a esperança, e hoje temos mais de cem catadores trabalhando e queremos passar essa experiência para os municípios. Sabemos que ainda existe pobreza, miséria e desemprego. Podemos superar isso trabalhando com material reciclável que, para nós, nunca foi lixo, sempre foi trabalho, renda e sustentabilidade".