Servidores da Sejusp participam de capacitação para desinfecção de ambientes

  • ícone de compartilhamento

Desde que o coronavírus chegou a Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem tomando medidas para minimizar da melhor forma os reflexos da pandemia em suas estruturas e para servidores e pessoas privadas de liberdade. Em parceria com o Exército Brasileiro, 50 profissionais – entre agentes socioeducativos, policiais penais e servidores administrativos de áreas de abastecimento da pasta – passaram por uma capacitação para desinfecção de ambientes.

O treinamento foi ministrado por militares que também passaram por capacitação oferecida pelo Exército Brasileiro e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O curso deu aos profissionais uma visão geral sobre os riscos de contaminação do coronavírus e sobre a importância da desinfecção das áreas de circulação de pessoas para prevenir a disseminação do vírus e da doença. 

Durante a capacitação, foram apresentados aos profissionais materiais de defesa química, biológica, radiológica e nuclear. Os agentes da Sejusp também foram orientados quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), ao manuseio dos dispositivos de descontaminação e às soluções simples e disponíveis para a sanitização, os riscos de cada uma e a forma adequada de utilizá-las. 

Oficial de Planejamento do Centro de Controle e Operações da 4ª Região Militar do Exército, major Martins Ribeiro explica que os profissionais capacitados terão condições de agir como agentes de descontaminação, além de poderem replicar os conhecimentos para outros integrantes de suas áreas na Sejusp. A atividade irá ajudar a direcionar melhor os esforços para higienização dos ambientes prisionais, como destaca o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado. 

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, a capacitação complementa ações e estratégias tomadas para evitar a contaminação tanto de adolescentes quanto de servidores que atuam no sistema. “Estamos disponibilizando insumos e equipamentos de proteção para as unidades socioeducativas, mas para o uso correto é necessário treinar as pessoas”, afirma.

Multiplicadores

Policial penal no Presídio de Curvelo, Paulo Duarte garante que a capacitação foi proveitosa e importante para o trabalho na prevenção da contaminação dos presos. “O treinamento foi excelente, muito bem explicado e esclarecedor. Agora me sinto preparado para o trabalho de higienização da minha unidade e capacitado para compartilhar com meus colegas o conhecimento adquirido aqui”, avaliou. 

Além de agentes de segurança socioeducativos e policiais penais, alguns servidores que atuam em unidades administrativas externas, como o Almoxarifado Central, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Central de Suprimentos, também participaram da capacitação.