Uemg lança o Saber em Movimento, podcast de divulgação científica

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) vai lançar, nesta quarta-feira (5/7), um podcast de divulgação científica. Trata-se do Saber em Movimento, uma produção da Assessoria de Comunicação da Reitoria (Ascom/Reitoria) que tem, como objetivo, apresentar as pesquisas desenvolvidas pela instituição à comunidade universitária e à sociedade mineira, buscando aproximar uma da outra.

Teses de doutorado, dissertações de mestrado e projetos de iniciação científica, entre outros trabalhos, vão ser pauta do novo produto de comunicação. A ideia é explorá-los a partir de uma linguagem democrática e acessível, com atenção especial à sua amplitude prática, assim como aos seus resultados e desdobramentos.

"Ao longo dos episódios, teremos uma visão mais clara das aplicações práticas das pesquisas, compreenderemos seus impactos na sociedade e, consequentemente, envolveremos um público mais amplo", afirma Antônio Araújo, assessor-chefe de Comunicação da Reitoria.

De acordo com o jornalista, o podcast vai expandir os horizontes da divulgação científica, no âmbito da universidade, e valorizar o trabalho dos docentes. "Estou entusiasmado com esse lançamento, pois esse podcast se torna uma poderosa ferramenta para compartilhar as pesquisas realizadas em nossa universidade e destacar o trabalho dos pesquisadores e pesquisadoras que constroem a UEMG", diz.

O Saber em Movimento compreende o conhecimento científico como um produto histórico, já que o seu desenvolvimento está atrelado a espectos políticos e sociais. Por isso, empenha-se em ir além dos dados, procurando também pelas intersecções das pesquisas com a vida das pessoas, inclusive dos pesquisadores.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, Vanesca Korasaki, ao reconhecer a pesquisa como um dos pilares fundamentais da universidade, o novo podcast contribui para a geração de conhecimento e para o avanço da sociedade, como um todo.

"O Saber em Movimento demonstra a relevância das investigações realizadas na instituição, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. A divulgação científica aproxima a academia do público, mostrando como a ciência pode impactar positivamente a vida das pessoas e resolver problemas concretos", explica.

A temporada de estreia do Saber em Movimento vai ser composta por seis episódios, publicados entre julho e dezembro deste ano. Cada um terá cerca de dez minutos de duração, com falas intercaladas do apresentador e do(a) pesquisador(a).

O Saber em Movimento vai estar disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music. Clique aqui e ouça o teaser.