Uemg promove maratona on-line sobre soluções criativas em inovação social

  • ícone de compartilhamento

 A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) realiza, nos dias 8 e 9/7 (quarta e quinta-feira), a estreia de sua maratona de inovação social: 1º UEMGathon. Aberta ao público, a programação é integralmente no formato on-line e tem como objetivo abordar o tema em meio ao cenário crítico imposto pela covid-19.

A exemplo de outros Ideathons – dinâmica coletiva de geração de ideias criativas/inovadoras cada vez mais empregada por vários tipos de organizações –, o evento da Uemg vai reunir dez equipes formadas a partir dos interessados inscritos.

Os coletivos irão definir problemas e discutir soluções diversas para alguns dos desafios sociais colocados pela atual pandemia. Na primeira parte da maratona, os grupos serão acompanhados por mentores, que são professores e/ou especialistas na área de inovação. Ao final, serão premiadas as ideias que obtiverem melhor avaliação.

Ouvinte

O público em geral pode aproveitar o UEMGathon como "ouvinte". Será possível acompanhar a palestra de abertura, a apresentação e discussão das soluções propostas, além da avaliação final. Nesta modalidade, a inscrição vai até 7/7 (terça-feira), véspera da maratona, por meio deste link.

A categoria “equipe”, que irá desenvolver as soluções e receber a mentoria, está reservada, nesta primeira edição, a estudantes e técnicos administrativos da universidade.

Metodologia

A coordenadora geral Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT) da Uemg, professora Daniela Rocco, destaca que o evento passará pelas primeiras etapas do chamado Design Thinking - abordagem teórico-prática para a resolução de problemas.

As fases que serão percorridas são três: “empatia” – compartilhamento e alinhamento de inquietações e expectativas, em que os participantes das equipes tentarão se colocar no lugar de quem precisa que determinados problemas sejam resolvidos; “definição” – escolha consensual do problema pelo grupo; “ideação” – discussão das ideias e soluções possíveis em forma de produtos/serviços (processo que será conduzido por meio de brainstorming, que pode ser traduzido como “chuva de ideias”).

Para as tomadas de decisão, deverão ser levados em conta critérios como criatividade e inovação (ineditismo), impacto (quantidade de pessoas beneficiadas) e economicidade (valor agregado e/ou economia gerada pela inovação).

A organização do evento propõe uma série de eixos temáticos, como mobilidade, meio ambiente, educação, cultura e bem-estar. “Mas não há qualquer impedimento para novas abordagens”, ressalta a coordenadora-geral, que também é doutora em Desenvolvimento Sustentável e pesquisa temas como empreendedorismo, economia criativa, além da própria inovação.

Sobre 

O evento é organizado pelo NIT/Uemg e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profinit) da Uemg Unidade Frutal, do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof-Fapesp) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (INCT-CNPq) do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).

Para mais detalhes sobre o 1º UEMGathon, clique aqui.

O NIT/Uemg também atualiza informações nas redes sociais (Instagram e Facebook). O e-mail para contato é o nit@uemg.br.