Ver calendário

Programação para 13 de agosto

4ª Mostra de Cinema de Montes Claros é gratuita e aberta ao público em geral

  • ícone de compartilhamento

A Universidade de Montes Claros (Unimontes) é parceira na realização da 4ª Mostra de Cinema de Montes Claros, “Cinema e Reinvenções”, que terá programação virtual de 13 a 15/8. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

Segundo os organizadores, a mostra objetiva valorizar e divulgar o cinema produzido de forma independente, principalmente no Norte de Minas. Destaque da programação é a exibição de inédita mostra paralela, com filmes de curta metragem finalizados até maio deste ano. Dez trabalhos foram selecionados.

A realização é do projeto Cinema Comentado Cineclube, com financiamento via edital emergencial da Lei Aldir Blanc, e conta com parceria do Governo de Minas Gerais, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) e do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes. A produção executiva é da Fulô Comunicação e Cultura. 

Universidade

A Unimontes participa com o trabalho do coordenador do CCRAV, professor Élcio Lucas de Oliveira, e da professora Andrea Martins, ambos do Departamento de Comunicação e Letras. Ela assina o filme “Encontro”, presente na Mostra Paralela de Curtas, que reunirá dez produções regionais. O acesso já está disponível pelo site www.cinemacomentado.com. O curta da professora Andrea Martins é baseado no conto "O Encontro", de Luis Fernando Veríssimo.

A interação entre a academia e a mostra conta, também, com a participação do escritor Marcos Napolitano, professor da USP e autor do livro "Como usar o Cinema na Sala de Aula" (Editora Contexto, 2003). A palestra ministrada por ele será dirigida aos professores que pretendem utilizar o cinema como ferramenta pedagógica.
Outros convidados são o diretor e produtor montes-clarense Alberto Graça e o compositor Tavinho Moura que, entre outras produções, assina a trilha sonora do filme “Cabaret Mineiro'' (direção de Carlos Alberto Prates Correa, 1984). Participa, ainda, um dos representantes da nova geração de cineastas mineiros: Helvécio Marins, cujo último filme de longa metragem foi todo feito em Unaí/Noroeste de Minas. 

Serviço
4ª Mostra de Cinema de Montes Claros 

Conferência “O uso do cinema em sala de aula”

Data: 13/8/2021 (sexta-feira)

Horário: das14h às 16h  


"O Mito da Caverna no Cinema: uma reflexão sobre a Filosofia Platônica"

Data: 13/8/2021 (sexta-feira)

Horário: das 17h às 18h

Início oficial da exibições dos filmes
 

Data: 13/8/2021 (sexta-feira)

Horário: 19h

Masterclass: Direção de filmes

Data: 14/8/2021 (sábado)

Horário: das 14h às 16h 

Roda de Conversa – Invenções: 1960, o cinema em Minas Gerais e suas nuances

Data: 15/8/2021 (domingo)  

Horário: das 18h às 20h

Cinema de Invenção

Data: 15/8/2021 (domingo)  

Horário: das 14h às 16h 

Roda de Conversa – Reinvenções: novas perspectivas do cinema de Minas Gerais

Data: 15/8/2021 (domingo)  

Horário: das 17h às 19h