Programação para 08 de junho
Acervo histórico da Rede Minas é destaque em seminário
Com quase 306 anos, Minas Gerais carrega boa parte da história do Brasil. Manter viva essa memória é responsabilidade das instituições que mantêm o patrimônio documental do estado. A Rede Minas abraça a tarefa por meio do Centro de Documentação (Cedoc). A expertise desenvolvida pelo departamento e os projetos de conservação e difusão da história que nasceram de lá são compartilhados no seminário “Arquivos, comunicação e democracia: interfaces para o fortalecimento da cidadania”, nesta segunda (8/6).
Uma das ações de destaque da emissora é o Rede Minas Memória, tema da mesa “Memória institucional em plataformas digitais”. Criado em julho de 2019, o projeto disponibiliza reportagens, entrevistas e espetáculos em um site dedicado à iniciativa. São conteúdos audiovisuais que marcaram gerações nas últimas quatro décadas. Esse material foi registrado em fitas que agora ganham versões digitais ao alcance do mundo, pela web. Nessa vitrine histórica, o público acessa os vídeos que resgatam pessoas, obras e locais importantes para os mineiros.
O passado ganhou destaque no presente com as redes sociais da emissora mineira. Só no Instagram e Facebook, 300 posts com trechos de reportagens e entrevistas antigas renderam mais de 15 milhões de visualizações. A realidade de outras gerações e as transformações retratadas no conteúdo do Rede Minas Memória também agradaram ao público jovem do TikTok. Com apenas 50 publicações, foram alcançadas 4,4 milhões de pessoas. No YouTube são mais de 400 vídeos de conteúdos históricos da emissora.
O seminário acontece nesta segunda (8/6), das 9h30 às 17h30, no plenário Juscelino Kubitschek da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A atividade é aberta ao público e integra a programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos, evento anual promovido pelo Arquivo Nacional com ações em todo o Brasil.
Serviço
Data: 8/6/2026 (segunda-feira)
Horário: a partir das 9h30
Local: Plenário Juscelino Kubitschek , Câmara Municipal de Belo Horizonte