Ver calendário

Programação para 27 de maio

Arsae-MG discute metodologia que padroniza auditoria de dados sobre saneamento

  • ícone de compartilhamento

Na próxima quinta-feira (27/5), das 9h às 12h, o programa “Regulação em Foco”, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), debate a metodologia “Acertar”, que padroniza a auditoria dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A live será transmitida ao vivo pelo canal da Arsae-MG no YouTube

Serão discutidas as experiências das primeiras certificações nacionais que usaram a metodologia e as expectativas para as auditorias que serão feitas com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Além da participação de profissionais da agência, o evento também terá a presença de diversos especialistas em regulação. 

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, ressalta que a agência é protagonista no “Acertar”, com participação ativa na concepção e formulação da metodologia, e foi a primeira agência reguladora do Brasil a emitir um relatório de certificação. “A Arsae-MG participou ativamente das etapas de construção da metodologia nacional, sendo também a 1ª colocada nacional na Chamada Pública 08/2020, conseguindo apoio técnico do MDR para certificar os prestadores Copasa e SAAE de Itabira ao longo de 2021”, completa.

Um dos idealizadores da proposta de institucionalização da metodologia nacional é o gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Samuel Barbi. Ele explica que o “Acertar” surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil, padronizando a auditoria e a certificação dos dados do SNIS.

“O SNIS é o maior e mais importante sistema de informações do setor. As agências reguladoras se apoiam nele para regular e fiscalizar os serviços prestados. Sendo assim, é muito importante que esses dados sejam precisos”, explica. 

Podcast

Já está disponível no Spotify, no canal Regulação em Foco, mais um podcast. No programa, a gerente de Planejamento e Controle da Arsae-MG, Camila Seixas, entrevista o gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Samuel Barbi. Neste episódio é abordada a importância da metodologia “Acertar”, sua origem, relevância e impactos na vida da população, além de sua aplicação no Novo Marco do Saneamento.

Serviço

Programa “Regulação em Foco”

Data: 27/5/2021 (quinta-feira)

Horário: 9h

Transmissão: clique aqui