Programação para 21 de abril
Cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência é transmitida pela Rede Minas, nesta terça (21/4)
A tradicional cerimônia da entrega da Medalha da Inconfidência é nesta terça-feira (21/4), em Ouro Preto. Cento e setenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil vão receber a comenda. Assim como nos anos anteriores, o evento vai ser transmitido, ao vivo, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay, a partir das 8h45. Do estúdio, o historiador Fernando Figueiredo, acompanhado da jornalista Lorena Mendonça, comenta a solenidade.
Este ano, o homenageado com o Grande Colar é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele recebe a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais destinada, exclusivamente, aos chefes de Estado e de outros poderes. Além do chefe do Executivo paulista, outras personalidades recebem a Grande Medalha, as medalhas de Honra e a da Inconfidência.
A entrega da Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck. A honraria ocorre tradicionalmente todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.
Serviço
Data: 21/4/2026 (terça-feira)
Horário: a partir da 8h45
Transmissão: Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina