Programação para 31 de outubro
Cine Humberto Mauro exibe documentário inédito sobre Mário de Andrade
Minas Gerais, Amazonas, Bahia. Esses foram alguns dos estados visitados por Mário de Andrade em sua busca por descobrir as raízes do Brasil. As itinerâncias, realizadas de 1919 a 1929 por um dos principais expoentes do modernismo nacional, ajudaram a construir a identidade do movimento brasileiro. As jornadas ao território mineiro, em 1919 e 1924, são o mote do documentário “Uma Carta para Mário”, dirigido por Armando Mendz, que estreia nesta segunda-feira (31/10), às 19h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, Centro de Belo Horizonte.
A exibição, que é gratuita, integra as comemorações dos 120 do poeta modernista mineiro Carlos Drummond de Andrade. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteira do cinema uma hora antes do início da sessão. O evento ainda conta com os filmes “Poeta de Sete Faces”, de Paulo Thiago, e “Umana Divina Geometria”, de Livia Raponi. O evento é parte das ações do programa “O Modernismo em Minas Gerais”.
O filme de Mendz parte de uma carta escrita por Luiz Ruffato a Mário de Andrade, em que o escritor de “Eles eram muitos cavalos” faz um relato das consequências da Semana de Arte Moderna de 1922 para a cultura de Minas Gerais e do país. O trabalho ainda conta com a participação do poeta mineiro Ricardo Aleixo, que interpreta trechos do poema “Noturno de Belo Horizonte”, escrito por Mário de Andrade a partir de sua visita à capital mineira em 1924.
O documentário traz entrevistas do filósofo e escritor Daniel Mundukuru e dos pesquisadores Vera Casanova, João Antônio de Paula, Isabelle Anchieta, Rodrigo Vivas, Leonardo Castriota e Denise Bahia. O documentário aborda o contexto histórico das primeiras décadas do século 20 para o modernismo nacional e reflete, dos primórdios do movimento aos seus desdobramentos na contemporaneidade, sobre o cenário da literatura, artes plásticas e arquitetura em Minas Gerais e no Brasil.
Serviço
“Uma Carta para Mário”
Data: 31/10 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) – Avenida Afonso Pena, número 1.537, Centro - Belo Horizonte (MG)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos em www.fcs.mg.gov.br ou uma hora antes do evento na bilheteria do Cine Humberto Mauro