Ver calendário

Programação para 10 de outubro

Congonhas recebe festival que promove melhorias de acessibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência

  • ícone de compartilhamento

Três dias em que a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade dos equipamentos e produtos culturais serão o centro das atenções. Esta é a proposta da Fundação Clóvis Salgado (FCS) com o Festival Palácio para Todos Itinerante que, entre esta sexta-feira (10/10) e domingo (12/10), desembarca em Congonhas, na região Central do estado com a proposta de um evento 100% gratuito, acessível e inclusivo.

O projeto busca, na regionalização de sua execução, contribuir para a descentralização dos investimentos em acessibilidade em Minas Gerais e para a ampliação do olhar popular sobre o tema da inclusão e da acessibilidade. O festival conta com apresentações de música, teatro, circo, contação de histórias, exposição sensorial de obras táteis e diversas oficinas, tendo a acessibilidade e o protagonismo das pessoas com deficiência como o cerne do evento.

Mais do que fazer cultura com medidas de acessibilidade, o projeto prevê também a realização de melhorias na acessibilidade estrutural em três importantes equipamentos culturais de Congonhas e Minas Gerais: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, o Centro Cultural da Romaria e o Museu de Congonhas.

Desde agosto deste ano, um grupo de trabalho formado por consultores especializados em acessibilidade (e que são pessoas com deficiência) vem trabalhando no projeto, com realização de visitas técnicas, elaboração de relatórios com o diagnóstico atual da acessibilidade nesses equipamentos culturais e sugestão de melhorias. A consultoria do grupo de trabalho se estende também à coordenação do projeto, à parte artística e à comunicação. No festival de outubro, algumas dessas melhorias estruturais já poderão ser vistas e testadas pela população. O restante será finalizado até novembro, com recursos do próprio projeto. 

Para mais informações sobre a iniciativa e a programação do festival, foi desenvolvido um site inclusivo, dentro dos padrões internacionais de acessibilidade, que pode ser acessado por meio deste link.

Serviço

Data: 10,11 e 12/10/2025 (sexta-feira, sábado e domingo)

Local: Museu de Congonhas, Centro Cultural da Romaria e Teatro Dom Silvério, em Congonhas (MG)