Ver calendário

Programação para 11 de janeiro

Curvelo é o próximo destino do programa Estações, da Rede Minas

  • ícone de compartilhamento

Trem para mineiro tem um significado especial. Para a população de Curvelo, ele é tão importante que a estação ferroviária, de 1905, foi construída antes dos trilhos passarem. Considerado “portal do sertão”, o município foi chamado por Guimarães Rosa como “capital de minha literatura”. O Estações, da Rede Minas, foi até o local e mostra o complexo ferroviário que se transformou em um centro cultural, além de outros atrativos. O programa vai ao ar nesta terça (11/1), às 20h.

Curvelo, na região central de Minas Gerais, foi fundada em 1875, mas a história do município começa bem antes. A terra habitada por indígenas se tornou ponto de passagem de portugueses que por ali ficaram. A chegada do trem abriu as portas da cidade para modernização e a tornou conhecida como “terra do ouro branco”, devido à produção de algodão. O programa Estações visitou o Museu Municipal da cidade e mostra um pouco dessa rica história na atração. O local, que faz parte do antigo complexo ferroviário, também mantém um acervo com objetos dos tempos áureos da estrada de ferro.

O embarque e desembarque de passageiros e cargas acabou, mas o movimento continua no lugar, que agora é patrimônio e se tornou referência cultural e turística. O conjunto da estação ferroviária também conta com outros dois prédios e um casarão. O local é palco de diversas festividades, como o tradicional Forró de Curvelo. Por trás dessa estrutura conservada, o programa ainda relembra a presença da ferrovia na cidade e o impacto que os trilhos trouxeram para o município.

Serviço

Estações visita Curvelo

Data: 11/01/2022 (terça-feira)

Horário: 20h

Transmissão: Rede Minas ou pelo site da emissora, www.redeminas.tv

Como sintonizar: A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.