Ver calendário

Programação para 26 de maio

Emater-MG promove seminário virtual sobre Agricultura de Baixo Carbono

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Minas Gerais realiza na quinta-feira (26/5), às 9h, mais uma live com informações importantes para os produtores rurais e profissionais do setor agropecuário. O seminário Agricultura de Baixo Carbono – Perspectivas e Oportunidades, terá abertura do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. Em seguida, especialistas de diversas instituições apresentarão opções de tecnologias sustentáveis, com ênfase na redução das emissões de carbono e, consequentemente, na redução do efeito estufa.

Um dos destaques do seminário virtual será o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A meta é reduzir o lançamento de 1,1 bilhão de toneladas de carbono, oriundos do setor agropecuário, entre 2020 e 2030.

O ABC+ é uma segunda etapa do Plano ABC, implementado entre 2010 e 2020, que resultou na redução de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, em uma área de 52 milhões de hectares. O novo plano tem como objetivo implantar tecnologias de produção sustentável em 72,68 milhões de hectares.

Confira a programação de palestras do evento virtual:

- "ABC+ _ Estratégias para ampliar a implementação", com o engenheiro agrônomo e auditor fiscal agropecuário Fernando Antônio de Souza

- "Tecnologias ABC+ _ Oportunidades", com Miguel Marques Gontijo Neto, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

- "Mercados de Carbono e os seus Mecanismos Econômicos", com Fernando Caixeta Lisboa, professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e membro da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis (Brasfi)

Serviço

Agricultura de Baixo Carbono – Perspectivas e Oportunidades

Data:
26/5/2022 (quinta-feira)

Horário: 9h

Transmissão: canal da Emater-MG no Youtube