Programação para 30 de setembro
Exposição no Centro de Arte Popular celebra ancestralidade das benzedeiras do Vale do Jequitinhonha
O Centro de Arte Popular apresenta a exposição “Guardiãs das palavras benditas – benzedeiras do Jequitinhonha”, de Aline Gomez Ruas e Lori Figueiró. A mostra integra a programação da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileira de Museus (Ibram), que em 2025 tem como tema Museus e Mudanças Climáticas.
A exposição reúne cerca de 60 obras, entre fotografias bordadas, estandartes e aquarelas, resultado do projeto Guardiãs das Palavras Benditas. O trabalho é uma homenagem às benzedeiras do Vale do Jequitinhonha, mulheres que, com suas orações, saberes de cura e relação com a natureza, mantêm vivos conhecimentos ancestrais transmitidos de geração em geração.
Atualmente, mais de 150 benzedeiras foram registradas nas regiões do alto, médio e baixo Jequitinhonha, compondo um verdadeiro patrimônio cultural imaterial. Ao integrar a 19ª Primavera dos Museus, a mostra evoca uma reflexão urgente: diante das mudanças climáticas que ameaçam territórios e modos de vida, a sabedoria das benzedeiras ensina que cuidar da terra e das pessoas é também um ato de resistência. A palavra bendita é remédio, o futuro se fia com os fios da ancestralidade.
Serviço
Data: até 23/11/2025
Horário: 12h às 18h30 (terça a sexta-feira); 11h às 17h (sábado, domingo e feriados)
Local: Centro de Arte Popular - Rua Gonçalves Dias, número 1.608 – Lourdes, Belo Horizonte (MG)