Ver calendário

Programação para 07 de março

Exposição no Museu Mineiro traz encontro de gerações de artistas da fotopintura

  • ícone de compartilhamento

Dois artistas de distintas gerações e com uma mesma paixão – a fotografia – se reúnem em uma exposição única em Belo Horizonte. “Deslimites da Memória”, de Cyro Almeida e mestre Júlio Santos, traz à tona imagens que mesclam fotos contemporâneas ao trabalho da fotopintura, técnica de retoque de fotos em preto e branco na busca pela representação ideal da figura humana. A mostra fica em cartaz no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, de 7/3 a 3/5, com entrada gratuita.

Cyro Almeida é fotógrafo documentarista, artista visual e professor, nascido em Araxá, em 1984. Em 2015, recebeu o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Mestre Júlio Santos nasceu em 1944, no Ceará, e dedicou toda a vida à fotopintura, arte muito difundida no interior do país ao longo do século XX, quando mestres pintores eram contratados para colorir manualmente retratos em preto e branco.

Divulgação / Cyro Almeida e Júlio Santos

Da união destes dois saberes surgiu a ideia de realizar a exposição, revelando ao público uma troca de técnicas, entre o tradicional e o contemporâneo, tendo como eixo comum a imagem. “Deslimites da Memória” apresenta retratos da geração Z, nascida na era da internet. As fotos foram tiradas por Cyro e coloridas por mestre Júlio que, sem mais informações sobre as pessoas retratadas em Belo Horizonte, realizou as intervenções nas imagens. 

“Nesse trabalho coletivo retratei jovens e adolescentes que performaram atitudes e expressões faciais que normalmente fariam em selfies que circulam nas redes sociais. A partir daí, vem a atuação do mestre Júlio que, de forma harmoniosa, conclui a fusão entre passado e presente, unindo aquelas fotografias às suas técnicas de fotopintura”, descreve Cyro.

A abertura da mostra será neste sábado (7/3), com a presença dos dois autores e de alguns jovens retratados. 

Ateliê aberto

Com o ateliê aberto de fotopintura manual, que acontece na sala de exposições temporárias do Museu Mineiro, será possível ver de perto como é feita a técnica. Durante a atividade, os participantes poderão observar, ao vivo, a realização de uma fotopintura pelas mãos de mestre Júlio. Enquanto pinta o retrato, ele dará explicações sobre a técnica, além de abordar aspectos de sua biografia e informações históricas sobre a fotografia e a fotopintura no Brasil.

 

Serviço

Exposição “Deslimites da Memória”

Data: de 7/3 (sábado)  a 3/5 (domingo

Horário: das 10h às 18h

Local: Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte

Entrada gratuita

 

Ateliê aberto

Data: 10/3 (terça-feira) e 11/3 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte

Inscrições: http://bit.ly/Museumineiro 

Entrada gratuita

 

Conversa com os artistas

Data: 11/3 (quarta-feira)

Horário: às 19h30

Local: Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte

Inscrições: http://bit.ly/Museumineiro

Entrada gratuita