Ver calendário

Programação para 19 de abril

Filmografia de Nicholas Ray e curso gratuito no Cine Humberto Mauro

  • ícone de compartilhamento

O Cine Humberto Mauro exibe, a partir de 19/4, a mostra “Retrospectiva Nicholas Ray”, que reúne obras dirigidas ou codirigidas pelo cineasta norte-americano, considerado um dos mais importantes da história do cinema.

Conhecido principalmente por “Juventude Transviada” (1955), Ray transita por diversos estilos no contexto pós-segunda guerra mundial, passando pelo noir, comédia, drama e faroeste. Além de assistir aos filmes, o público poderá participar de um curso gratuito e inédito ministrado por José Ricardo da Costa Miranda Junior, doutor em Artes e Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Mais informações sobre o curso estarão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.

“Inicialmente os americanos receberam mal as obras de Ray, mas os franceses do Cahiers du Cinéma notaram coerência artística em seu trabalho e o reconheceram como um dos grandes nomes do Cinema de Autor”, conta Vitor Miranda, pesquisador de cinema e curador da mostra juntamente do gerente do Cine, Bruno Hilario.

A trajetória cinematográfica de Ray foi marcada por polêmicas envolvendo abuso de drogas e álcool, relacionamento com atrizes, atores e traições. Nicholas Ray ficou conhecido como uma figura depressiva e deslocada, descrevendo a si mesmo como “o estranho” de Hollywood, estado de espírito que se reflete em suas produções.

O cineasta estudou arquitetura antes de começar a filmar e teve o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright como professor. Essa influência fez com que suas obras tivessem características estilísticas notáveis no uso de planos e direção de arte.

Retrospectiva

Na retrospectiva destaca-se o faroeste “Jhonny Guitar” (1954), protagonizado por duas mulheres, algo até então atípico na história do cinema. Outro destaque é “Juventude Transviada” (1955), longa estrelado por James Dean e a obra mais famosa de Ray. É considerada uma espécie de documento cultural por ser um retrato da fissura geracional entre os jovens e os adultos adeptos do American Way of Life.

Também estão na mostra “No Silêncio da Noite” (1950),  e “Cinzas que Queimam” (1951). No domingo de Páscoa, será exibida uma biografia de Jesus Cristo dirigida por Ray, o drama épico “Rei dos Reis” (1961).

Serviço

Cine Humberto Mauro – Retrospectiva Nicholas Ray

Local: Cine Humberto Mauro – Av. Afonso Pena 1.537 – Centro

Período: entre 19/4 e 9/5

Entrada: Gratuita com ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

Informações para o público: (31) 3236-7400