Programação para 27 de novembro
Instalação “Museum of Me” chega ao CCBB Belo Horizonte

A instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital chega ao CCBB Belo Horizonte nesta quarta-feira (27/11). A atração que conduz o visitante a uma viagem imersiva por sua vida digital permanece em cartaz até 29/12. A entrada é gratuita.
A experiência já passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba e é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD. Espelhos em todas as paredes, piso e teto da sala, resultam em uma sensação de universo infinito composto pelo conteúdo do próprio usuário.
Os padrões e as imagens se combinam pouco a pouco, resultando em uma colagem caleidoscópica abstrata com hashtags e legendas correspondentes aos momentos compartilhados. Ao longo de um minuto e meio o usuário experimenta um mergulho nos seus principais momentos: o nascimento de um filho, o casamento, uma viagem inesquecível.
“A instalação usa inteligência artificial para interpretar a alma digital do visitante, provocando sensações a partir de um sofisticado sistema de som dinâmico, que permite variações sutis segundo o resultado das análises das fotos da pessoa”, explica Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição.
Museum of Me foi desenvolvido pela Cactus, que já criou outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos. O projeto conta com patrocínio do CCBB BH, que integra o Circuito Liberdade.
Passo a passo
Para visitar o Museum of Me é preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema, e seguir o perfil do CCBB Belo Horizonte no Instragram (@ccbbbh). O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, porém cada experiência será apresentada individualmente. É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada.
Serviço
Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital
Data: 27/11/2019 (abertura)
Visitação: de quarta a segunda-feiras
Horário: 10h às 22h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte
Entrada gratuita