Ver calendário

Programação para 07 de novembro

Mineiridade é encenada e debatida na nova temporada do programa Mulhere-se, da Rede Minas

  • ícone de compartilhamento

Como a liberdade define a identidade mineira? O Mulhere-se, da Rede Minas, estreia nova temporada e propõe um debate para apresentar o tema. Para isso, o programa traz uma novidade: a dramaturgia aliada à reflexão. São esquetes que contam com a participação de 35 atrizes de destaque da cena mineira que, por meio da ficção, tratam da diversidade cultural presente em Minas Gerais.

Para dar voz às personagens, a equipe do programa passou quatro meses trabalhando em ensaios no estúdio da Rede Minas e em outros pontos de Belo Horizonte. O espetáculo, roteirizado pela diretora do programa Sara Silva Ribeiro, foi gravado em diferentes espaços, como Galpão Cine Horto e a cozinha laboratório de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá. De acordo com Sara, as intervenções artísticas “destacam a irreverência, a autenticidade, a resistência, os êxodos, a cultura imperial, o lá e o cá da pluralidade”. “Liberdade ainda que tardia”, como é chamada a temporada, faz um passeio pelo que há de mais belo e contraditório no terreno mineiro”.

O ficcional sai de cena para dar voz às especialistas e lideranças culturais das doze regiões do estado de Minas Gerais. São pesquisadoras e protagonistas da cultura mineira, além de mulheres que mantêm tradições diversas. Em cada episódio, uma reflexão sobre a cultura, arte, educação e sociedade. Para estreia, o programa traz a professora indígena Natália Braz da Conceição; de Açucena, Vale do Rio Doce; a professora e coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, da Universidade Federal de Uberlândia, Ivete Almeida; e a capitã do Terno de Congo de Guapé, sudoeste de MG, Andreza Rezende.

O programa Mulhere-se se destacou por dar voz à sociedade feminina e foi ganhador do prêmio internacional no Festival Iberoamericano da Cultura Viva, em 2017, e o prêmio Mineiro de Direitos Humanos, no mesmo ano. A oitava temporada, “Liberdade ainda que tardia”, estreia segunda-feira (7/11), às 20h, pela Rede Minas. O público ainda pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e a plataforma de streaming EMCplay.

Serviço

Mulhere-se

Data: 7/11/2022 (segunda-feira)

Horário: 20h

Transmissão: www.redeminas.tv  e plataforma de streaming EMCplay

A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e por meio do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.