Programação para 28 de novembro
Museu Mineiro traz arte contemporânea ao público com exposição “Rito do Amor Selvagem [situação; acidente]”, de Ricardo Burgarelli
O Museu Mineiro abre as portas da sua galeria de exposições temporárias, nesta quinta-feira (28/11), a partir das 19h, para receber a exposição “Rito do Amor Selvagem [situação; acidente]”, mostra individual do artista visual e pesquisador Ricardo Burgarelli, que fica em cartaz até 26/1/2025, com entrada gratuita.
Reunindo uma seleção de obras produzidas nos últimos cinco anos, a mostra combina desenho, impressão, objetos e vídeos em uma montagem de caráter instalativo. O museu será transformado em um espaço de relato fragmentado e polifônico, inspirado na tese de doutorado de Ricardo Burgarelli, defendida em 2022, intitulada Rito do Amor Selvagem: uma polifonia dialética desarmônica.
Tanto a pesquisa acadêmica quanto as obras da mostra exploram a relação entre "situação" e "acidente" como catalisadores estéticos e narrativos. Essas dinâmicas desestabilizadoras ressoam memórias políticas e sociais, criando um diálogo entre improviso e agenciamento.
A iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), concretiza mais uma parceria de sucesso com a Galeria GAL Arte & Pesquisa.
Serviço
Data da abertura: 28/11/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h às 21h
Data da visitação: 28/11/2024 a 26/1/2025
Horário: 12h às 19h (terça a domingo)
Local: Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342 – Funcionários / Belo Horizonte)
Entrada gratuita