Ver calendário

Programação para 31 de janeiro

Poesia do bairro Independência é apresentada no Favela Versa, da Rede Minas

  • ícone de compartilhamento

Está localizado na antiga Fazenda Jatobá, no Barreiro, em Belo Horizonte, o bairro Independência. Segundo dados do Mapa das Desigualdades, de 2021, são quase 8,5 mil moradores que ganham, em média, menos que um salário mínimo. Em uma tendência inversa à renda, a cultura explode. O Favela Versa, da Rede Minas, foi até o local e mostra, nesta terça (31/1), duas moradoras que usaram a poesia como resistência e voz.

Tal mãe, tal filha. Essas são Cristina Nonato e Regiane Abelha. A primeira escreve desde a infância. O caderno, com seus registros, foi descoberto pela filha, que a incentivou a mostrar os textos para o mundo. O resultado são dois livros em que ela é coautora, muitos rabiscos e saraus. “O que me leva a escrever são as vivências que a gente tem e, muitas vezes, as dificuldades do dia a dia”, conta no programa, que ainda traz mais a trajetória da mulher por trás dos versos e crônicas.

Regiane, de 22 anos, seguiu os passos da mãe. Ela abre a porta de sua casa para mostrar o pequeno espaço em que as letras pintadas aparecem grandes na parede: “arte na cabeça”. É ali que se dedica à poesia marginal e à música, junto com os amigos. “Eu estou na margem. Eu faço poesia de rua", diz ela, que publica os textos em fanzines para vendê-los. O programa mostra alguns desses trabalhos que revelam a rica literatura, na periferia, em suas mais diferentes formas.

Favela Versa

O Favela Versa, da Rede Minas, estreou em novembro de 2022 com a proposta de mostrar o universo da literatura na periferia. A atração encerra a primeira temporada, mas a equipe já prepara novos episódios inéditos que, em breve, vão estar na programação da emissora pública mineira.

O Favela Versa, da Rede Minas, vai ao ar nesta terça (31), às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e pela plataforma de streaming EMCplay.

Serviço

Favela Versa

Data: 31/1/2022 (terça-feira)

Horário: 20h

Transmissão: www.redeminas.tv  e plataforma de streaming EMCplay