Ver calendário

Programação para 25 de janeiro

Rede Minas visita duas cidades do sertão mineiro no Estações

  • ícone de compartilhamento

O  programa Estações, da Rede Minas, visita o sertão mineiro e desembarca em Bocaiuva e Glaucilândia, no Norte do estado. O trem que passava por lá deixou saudades, ainda apita na memória dos moradores e continua vivo no acervo do museu. O programa mostra pontos importantes das duas cidades, além de histórias e transformações provocadas pelo tempo.

É impossível não se lembrar da canção “O trem azul”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos, quando se conhece a estação de trem de Bocaiuva. O prédio bonito chama a atenção pelas cores. A ferrovia chegou ao município em 1924 e, hoje, abriga um museu e a Secretaria de Cultura. Muitos desembarcaram na cidade, entre eles Henrique de Souza, pai de Herbert de Sousa, o Betinho. Foi ali que o sociólogo, que ficou conhecido pela luta contra a fome e a miséria, nasceu. Essas são algumas das histórias que o público vai conhecer na atração.

O programa traz entrevista com o escritor, psicólogo e historiador Roberto Ribeiro de Andrade, que fala sobre o povoamento de Bocaiuva após uma imagem do Senhor do Bonfim aparecer na região. Tem, ainda, a apresentação musical de jovens da Associação Comunitária Cultural, Desportiva e de Promoção Social de Bocaiuva e de Cecílio Bocaiuva, que declamou uma poesia dedicada ao sertão.

Já no distrito de Camilo Prates, a equipe mostra a estação de 1926. A 70 quilômetros de Bocaiuva está Glaucilândia, cuja estação está abandonada. No local, ferroviários falam sobre a importância que o trem tinha para o município.

A nova temporada do “Estações” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Serviço

Estações 

Data: 25/1/2022 (terça-feira)

Horário: 20h

Transmissão: Rede Minas ou no site redeminas.tv

Como sintonizar: A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.