Ver calendário

Programação para 16 de abril

Ricardo Aleixo é o convidado do Conversações, da Rede Minas, no domingo (16)

  • ícone de compartilhamento

O programa Conversações, da Rede Minas, apresenta a casa e a obra do renomado poeta e artista multimídia Ricardo Aleixo neste domingo (16/4). No mesmo bairro de Belo Horizonte em que foi criado, Campo Alegre, dentro das paredes deixadas pelos seus pais, o artista produziu um espaço em que memória afetiva, criação artística e o simplesmente habitar coexistem em harmonia; uma espécie particular de “casa-obra”. 

De currículo extenso (músico, performer e doutor Notório Saber em Letras pela UFMG), o autor produziu também trabalhos na Europa, América Latina e Estados Unidos. É com essa bagagem que ele toma um cafezinho, acompanhado de bolo, em um bate-papo com o apresentador do programa, Cláudio Henrique.

Negritude e ancestralidade 

Negro, filho de pais negros e pobres, Ricardo Aleixo mostra com clareza o orgulho que tem do lugar onde chegou - e de quem propiciou que ali chegasse: seus pais, ancestrais imediatos. Humildes, mas cultivadores da cultura, eles incentivaram durante toda vida o trabalho do filho. O resultado apareceu: mais de 15 livros, inúmeras performances, canções, ensaios e reconhecimento público. 

Profundo, mas simples

A conversa passeia por curiosidades pessoais e familiares, autores de referência e trabalhos do artista. Denso e exuberante, o bate-papo é natural e de surpreendente objetividade. Seu livro “Extraquadro” (ed. Impressões de Minas), finalista do Prêmio Jabuti 2022, recebe maior enfoque, com leitura de poemas e comentários sobre ideias de concepção. 


O programa Conversações vai ao ar neste domingo (16/4), às 16h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Serviço:

Conversações – Rede Minas

Data: 16/4 (domingo) 

Horário: 16h

Transmissão: Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay

A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e por meio do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.