Programação para 21 de dezembro
Viramundo - Uma Ópera Contemporânea entra em cartaz
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e o Instituto Unimed-BH apresentam, 21 e 22/12, às 20h, Viramundo - Uma Ópera Contemporânea, espetáculo inspirado na obra do escritor mineiro Fernando Sabino.
Concebida pela FCS em parceria com nomes consagrados da música, da literatura e do teatro, além de pesquisadores e jornalistas, a montagem é resultado da criação de libretos (textos em português) e de composições musicais elaborados por diversos artistas brasileiros durante o Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos da Academia de Ópera, realizado pela Temporada de Ópera On-line em 2021.
Com direção musical de Gabriel Rhein-Schirato e cênica de Rita Clemente, a montagem conta com Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, e solistas convidados.
Trata-se de uma iniciativa inédita no país sobre formação e criação em dramaturgia operística que contou com a curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato – diretor musical e regente do espetáculo – e da encenadora Livia Sabag, além da orientação do poeta e letrista membro da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Carneiro.
O espetáculo é composto por cinco breves óperas inspiradas no livro O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino (1923-2004), lançado em 1979 e tido como um dos grandes romances da literatura nacional. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site eventim.com.br.
Serviço
Viramundo - Uma Ópera Contemporânea
Data: 21/12 (quarta-feira) e 22/12 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte