Governador participa do encerramento da primeira edição da Maratona Faemg Jovem

  • ícone de compartilhamento
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema acompanhou, nesta quinta-feira (14/12), no Parque da Gameleira, a cerimônia de conclusão da primeira edição da Maratona Faemg Jovem, projeto desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) para aproximar os jovens dos sindicatos rurais e também do agronegócio, além de desenvolver novas lideranças para o agro mineiro. Na oportunidade, três equipes foram premiadas por se destacarem em projetos de disseminação de conhecimentos sobre o setor, processos de inovação e empreendedorismo.

“O agro é estratégico para nós, tivemos um avanço muito grande em termos de produção, qualidade e produtividade”, enfatizou Zema. Ele lembrou que o setor está em um caminho de valorização de produtos, como café, cachaça e queijo, permitindo um maior valor agregado na comercialização e resultando em mais investimentos e contratações.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro registrou variação de 6,3% no volume produzido em 2022, atingindo a maior participação no total do PIB do estado (22,5%), observando a série histórica, somando R$ 205 bilhões. No ano passado, o Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária foi o número recorde de R$132,3 bilhões, com crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior, resultados puxados, principalmente, pelo bom desempenho do café e da soja. Para 2023, a expectativa é de novo recorde no VBP, uma vez que o café, um dos principais produtos do segmento agrícola mineiro, tem previsão de crescimento de 5%.

Uma tendência que, segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, deve alterar a lógica de jovens no estado, reféns da busca por oportunidades somente nos grandes centros urbanos. “Estamos trabalhando em parceria forte com a Faemg para valorizar cada mais o nosso agro, e vocês terem orgulho de permanecer no campo, e trabalhar nessa atividade, que é das mais signas que existe, de produzir alimento, matar a fome e promover a paz”, disse, dirigindo-se aos participantes.

Veja, a seguir, a galeria de fotos.

outras galerias