17ª Oficina Estadual para Melhoria das Coberturas Vacinais é realizada em Uberlândia
Houve participação de todos os municípios da região na elaboração do Plano de Ação
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos de idade, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está articulando oficinas em todas as 28 regiões de saúde. Participam dos encontros técnicos da SES-MG, profissionais das secretarias municipais de saúde e parceiros, como universidades, setores educacionais, Organizações Não Governamentais e Conselhos Municipais de Saúde.
O projeto consiste em uma pesquisa-ação, em que os municípios elaboram o Plano de Ação e, em seguida, são traçadas estratégias intersetoriais para aumentar as coberturas vacinais. Após os primeiros três meses de execução, são iniciados o monitoramento e a intervenção, juntamente com a UFMG, para as revisões periódicas.
A grande preocupação levantada pelo superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, foi com relação à reintrodução das doenças já erradicadas e evitar internações e sequelas por doenças preveníveis pelas vacinas.
“A pandemia trouxe à tona o tema vacinação. Os profissionais da região inteira participaram da grande operação para fazer com que a vacina contra a covid-19 chegasse no braço da população. E hoje temos o desafio de sermos multiplicadores de informações corretas para atualizar o esquema vacinal das pessoas para outras doenças que pressionam as internações hospitalares e podem deixar marcas para o resto da vida”, disse o superintendente.
Presente na oficina, a inspetora escolar da Secretaria de Educação de Uberlândia, Solange Cardoso, ressaltou a importância de discutir sobre o tema. “Nós, da educação, estamos muito assustados com o cenário. É uma situação muito preocupante. Temos que juntar forças para vacinar as crianças”, pontuou Solange.
Melhoria das coberturas vacinais
Nos dias 23 e 24/8, Uberlândia foi a 17ª Unidade Regional de Saúde a realizar o evento. A SES-MG, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) Regional, articularam e houve adesão de todos os dezoito municípios no encontro presencial. Até o momento, mais de 1,5 mil pessoas participaram das oficinas em Minas Gerais, com representantes de aproximadamente 400 municípios.
A parte introdutória da oficina foi conduzida pela coordenadora estadual de imunização, Josianne Dias Gusmão, que abordou o contexto das coberturas vacinais em Minas Gerais e na região, e os riscos da volta de doenças já erradicadas no Brasil; Vanessa Coelho, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Sub VS) da SES-MG, trouxe os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a consolidação do Programa Nacional de Imunizações (PNI); e Rudah Gebara, assessor financeiro da Sub VS da SES-MG, contextualizou as resoluções estaduais vigentes sobre imunização e como alocar os recursos conforme bens de custeio e capital. Fernanda Penido Matozinhos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação da UFMG, apresentou o projeto, indicadores e monitoramento. Os técnicos municipais e parceiros apresentaram as experiências exitosas e iniciaram as discussões para a elaboração do Plano de Ação que deverá ser entregue em duas semanas. O encerramento foi feito pela subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Herica Vieira Santos.
*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.