Abertas inscrições para participação de municípios na Rede Integrada de Proteção ao Turismo

Iniciativa, que integra o Programa Reviva Turismo, da Secult, tem parceria com a Política Militar de Minas Gerais e será implantada em destinos turísticos do estado

Com a proposta de promover a segurança pública, a cultura e o turismo junto aos municípios mineiros, o Governo de Minas Gerais lançou, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Rede Integrada de Proteção ao Turismo. A Rede é mais uma ação do Programa Reviva Turismo.

Serão desenvolvidas ações como a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.

As localidades interessadas em fazer parte da Rede Integrada de Proteção ao Turismo podem se inscrever até o dia 8/10. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão contidas em uma cartilha, que pode ser obtida aqui.

Para solicitar a implantação de uma Rede, a localidade deve cumprir alguns critérios: ser um destino turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

A PMMG também estabelece algumas ações que precisam ser seguidas pelos municípios e comunidades para que participem da Rede: mobilização social local; cadastro dos integrantes da Rede junto à PMMG; participação ativa nas reuniões periódicas da Rede; adesão ao projeto “Cidade Limpa, Comunidade Ativa”.

Para melhor avaliar a necessidade de criação de uma rede, além das estratégias mais adequadas a serem adotadas em determinado local, a Secult e a PMMG irão utilizar informações presentes na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

“A Rede Integrada de Proteção ao Turismo está alinhada ao eixo de Biossegurança do Programa Reviva Turismo, ação da Secult para a retomada das atividades no estado. Nosso objetivo, com a Rede, é fortalecer as ações do coletivo, reunindo todo o trade turístico, a sociedade civil, os Conselhos Municipais de Turismo e as Instâncias de Governança Regional em uma grande articulação que fortalece a imagem de Minas no quesito segurança” destaca Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo da Secult.

Dúvidas

A Secult já transmitiu o primeiro webinário sobre a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, com a participação de gestores e profissionais da área, para apresentar a Rede e abordar detalhes sobre como ela irá funcionar.

O evento, que contou com a presença da subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, além da equipe técnica da pasta e de representantes da Política Militar, foi pautado nas principais ações que podem ser desenvolvidas por meio da Rede Integrada de Proteção ao Turismo.

A íntegra do Webinário Turismo – Rede Integrada de Proteção ao Turismo está disponível aqui