Ação da Secretaria de Estado de Saúde sensibiliza servidores para a campanha Juntos pela Prevenção

Homenagem reuniu cerca de 130 pessoas e reforçou a importância dos cuidados contra o câncer, como nas estratégias Novembro Azul e Outubro Rosa

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Homens e mulheres, juntos pela prevenção! Este foi o recado dado pelos servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quinta-feira (10/11), durante uma ação de sensibilização. Para reforçar a importância dos cuidados com a saúde, em menção ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, cerca de 130 pessoas se organizaram para registrar fotos e vídeos, vestidos com as cores das campanhas. As imagens foram feitas por um drone da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).  

A iniciativa, da Assessoria de Comunicação Social da SES, tem como objetivo homenagear os servidores estaduais que atuam na gestão e na linha de frente dos serviços de saúde, para garantir políticas efetivas e atendimento humanizado aos pacientes oncológicos. Além de lembrar as inúmeras histórias de mineiros e mineiras que já enfrentaram ou ainda estão na luta contra a doença. O câncer de mama e o câncer de colo do útero são, respectivamente, a primeira e terceira causa de morte por câncer em mulheres. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo mais comum.  

Em Minas Gerais, a população tem acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A visão integral sobre a saúde, o estímulo ao autocuidado e a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável são fundamentais para prevenir essas doenças.  

Elice Eliane Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, participou da mobilização e reforça o recado. “A saúde faz parte da nossa rotina de trabalho e é fundamental darmos o exemplo da prevenção e do autocuidado. A atitude é simples, mas muito importante: a saúde não pode ficar para depois. Cuidem-se e façam seus exames”, disse.   

O webdesigner Marcus Vinicius Ferreira endossa a mensagem. “Existe uma cultura de que homens não se importam com a saúde. Mas isso precisa mudar. A doença não escolhe gênero. Ter bons hábitos e cuidar da saúde é tão importante quanto outras coisas que fazemos na vida. A prevenção é fundamental”, reforçou.  

Mais informações sobre a campanha desenvolvida pela SES-MG, podem ser acessadas aqui.  



Últimas