Ação de valorização do servidor reúne profissionais do Sistema Socioeducativo da capital

Evento contou com palestra da secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e reuniu cerca de 70 agentes públicos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

“Cuidando de quem cuida”. Essa foi a proposta do seminário realizado no Centro Socioeducativo Santa Terezinha, em Belo Horizonte. A atividade reuniu aproximadamente 70 servidores do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte.

A programação ofereceu aos participantes uma palestra da secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo. Na oportunidade, ela falou sobre a importância do autocuidado e como isso pode refletir no trabalho realizado.

Crédito: Divulgação/Sejusp

“É de grande relevância valorizar esse agente e esse técnico que estão todos os dias com os adolescentes. Valorizá-los significa entendê-los como pessoas que têm a função de transformar a vida desses jovens, contribuir nessa formação. Um profissional preparado e identificado com o que faz tem, com certeza, resultados fantásticos no seu trabalho”, ennfatizou Petrúcia.

A iniciativa do seminário de valorização do servidor partiu do diretor-geral do Centro Socioeducativo do Horto, Bruno Campos, e contou com o apoio do Projeto ComPaixão, ligado à Igreja Batista.

Segundo o diretor, o objetivo da ação, realizada nessa segunda-feira (30/9), foi justamente a integração entre todos os servidores e todas as unidades socioeducativas. “Resolvemos nos unir com as outras unidades da região e realizar essa ação de valorização dos servidores, do agente de segurança socioeducativo e do técnico. Os temas buscam mostrar a importância do tratamento dado ao adolescente”, disse Campos.

O seminário também contou com a palestra do consultor da empresa Sttado, Thales Guedes, que é pesquisador na área de proteção de dados e segurança da informação. Em sua apresentação, ele abordou o tema de sua área de estudo e, ainda, a importância de se proteger as informações on-line. 

Ouvinte na programação, o supervisor de Segurança do Centro Socioeducativo do Horto, Rômulo Assis, ressaltou que eventos como esse deveriam ser contínuos. “É diferente esse tipo de evento, e é sempre bom ter mais. As palavras da secretária foram importantes, pois ela falou sobre o papel do agente e de todos os servidores do sistema. O servidor tem que conhecer quem está na outra ponta. Ter essa referência tão perto da gente nos engrandece”, destacou.

Secretaria Nacional

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) é responsável pela condução da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, vinculada à pasta dos Direitos Humanos do governo federal. Possui a função primordial de apoiar ações intersetoriais, interinstitucionais e interfederativas, como forma de promover a articulação de diversos órgãos e sociedade civil.

Entre as políticas que coordena estão o fortalecimento do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes; a política nacional de convivência familiar e comunitária; o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); o Programa de Proteção de Adolescentes Ameaçados de Morte; e as ações de prevenção e de enfrentamento do abuso e da exploração sexual.



Últimas