Ação educativa incentiva denúncias de violência doméstica em Minas Gerais

Abordagem aconteceu nesta segunda-feira (7/8) de forma integrada entre 12 forças e instituições parceiras da Segurança Pública

Nesta segunda-feira (7/8), aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha, as forças de segurança e instituições parceiras promoveram uma ação na Estação Vilarinho, em Belo Horizonte, para dar início ao Movimento Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Centenas de pessoas foram abordadas na entrada do metrô e receberam panfletos educativos com informações sobre os tipos de violência doméstica e, também, sobre canais de denúncia ou de busca de ajuda. Quem passou pelo local também pôde apreciar a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que, com a música, ajudou a atrair a atenção para o tema.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal de BH, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Socioeducativo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), além do apoio do Metrô BH. A intenção da ação educativa foi unir forças para colocar o tema em pauta, gerar conscientização e debate entre todos os gêneros, além de incentivar as vítimas a fazer denúncias.

“Todas as forças estão comprometidas no combate à violência contra a mulher e nós queremos frisar isso. Qualquer vítima deve buscar apoio nos órgãos públicos e ela será bem acolhida, seja qual for a violência”, destacou o assessor da Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Flávio Augusto Xavier e Silva.

Tiago Ciccarini / Sejusp

Para a auxiliar de enfermagem Juliana Maria Souza, de 32 anos, a mensagem teve sucesso. A caminho para o trabalho, ela contou que foi surpreendida pela banda e, logo depois, entendeu do que se tratava. “Vi a banda, diferentes policiais, guardas e bombeiros juntos e não tive como não me interessar. Sabendo que é para falar sobre violência contra a mulher, fiquei aliviada e feliz por saber que todos estão pensando na nossa segurança”, disse.

Você não está sozinha

Presente na ação, a defensora pública Bruna Helena Neves Oliveira estava disponível para dar orientações jurídicas para possíveis casos de violência doméstica, em que a Defensoria Pública de Minas Gerais atua processualmente. A profissional comemorou a ação e frisou a importância de estar em lugares públicos para falar de um tema que, para muitos, ainda é um tabu.

“Muitas vezes as mulheres não sabem a quem procurar, onde chegar, ou simplesmente não têm força. É necessário irmos até elas, e por isso ações como essa são importantes. Usamos uma linguagem simplificada para dizer: 'Estamos aqui, você não está sozinha' - às vezes, elas não sabem disso. A integração é fundamental, pois a violência é um sistema e só um outro sistema pode combatê-la”, explicou.