Ação no Circuito das Águas reúne trade turístico para reaquecer o setor em Minas

Secult oferece como ponto de partida o Reviva Turismo, programa de retomada gradual e segura das atividades turísticas

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participa da ação “Vivência Circuito das Águas”, em Caxambu, no Sul de Minas. A iniciativa tem a proposta de potencializar o desenvolvimento de parcerias público-privadas em ações conjuntas de captação, comercialização e profissionalização de todo o trade turístico do estado. A iniciativa é da startup hoteleira VOA, em parceria com a Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas.

A vivência é realizada em conjunto com a Prefeitura de Caxambu e, além do apoio da Secult, tem participação da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), de representantes das 13 cidades que integram o Circuito das Águas, de outras associações, entidades e secretarias dos municípios, dos principais parceiros e players da cadeia produtiva do Turismo e com presença da iniciativa privada.

O ponto de partida da Secult é o Reviva Turismo, programa de retomada gradual e segura das atividades turísticas, com base em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais. Todas essas áreas são trabalhadas de forma integrada para que o estado alcance a meta de geração de 100 mil empregos no turismo até 2022, garantindo lugar entre os principais destinos do país.

De acordo com a superintendente de Marketing Turístico da Secult, Fernanda Fonseca, a participação da secretaria nessa iniciativa representa uma ótima oportunidade para que gestores, profissionais e todos aqueles ligados às atividades turísticas na região possam refletir e trocar experiências sobre a retomada. Para Fernanda, o programa pode auxiliar iniciativas que promovam os destinos, bem como as diferentes necessidades e a estruturação de cada município.

“O Reviva Turismo está baseado em eixos que demonstram a preocupação com a retomada segura das atividades turísticas no estado. Planejar e executar essas ações, tendo como guia o programa da Secult, é uma garantia para que gestores e profissionais do setor possam promover seus produtos, destinos e outros atrativos de maneira eficiente. Além de apresentar as vantagens da iniciativa, estamos ampliando o diálogo com o trade para fortalecer toda a cadeia turística de Minas Gerais”, destaca.

A presença da Secult na ação também reforça as potencialidades da IGR Circuito das Águas, como o turismo de experiência. A equipe técnica da secretaria tem visitado, ao lado dos participantes da ação, diferentes locais com o intuito de auxiliar operadores a estruturar seus produtos, além de fomentar o mercado e as possíveis ações de marketing de destino.