Agricultor familiar de Minas obtém registro de agroindústria de mel para venda em todo estado

Produtor contou com assistência da Emater-MG na unidade de produção de mel e extrato de própolis

  • ícone de compartilhamento

Emater-MG / Divulgação

Uma família de agricultores familiares de Entre Rios de Minas, na região Central, está com novas perspectivas para a venda de mel e extrato de própolis. Fazia tempo que o seu João Pereira da Silva tinha o desejo de regularizar a unidade de produção que ele possui e onde trabalha junto com os filhos. Este ano, o sonho se tornou realidade e agora ele tem a possibilidade de vender para todo o estado.

“Fiquei muito satisfeito. Estou esperançoso de aumentar a preferência pelo meu produto. Trabalho com a produção de mel há 40 anos. Comecei como empregado e depois tive meu próprio negócio”, comenta seu João.

Para fazer as adequações necessárias e conseguir o registro da unidade de produção, ele contou com a assistência técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A empresa participou de todo o processo de habilitação sanitária, orientando a família sobre o procedimento para a legalização da unidade apícola. “Auxiliamos na organização da documentação necessária para o registro do estabelecimento, que inclui a planta baixa e o memorial econômico, sanitário e de construção”, explica a assessora técnica da Emater-MG Laura Peres Penna.

Segundo ela, a Emater-MG também elaborou o rótulo e orientou todo o processo de registro do rótulo no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Além disso, a empresa também acompanhou todo o processo de habilitação com as intervenções e orientações necessárias”, afirma.

Após todas as adequações e com a documentação em dia, o produtor obteve o registro do Apiário Nascer do Sol, concedido pelo IMA. “Antes a gente chegava nos lugares para vender e o pessoal informava que só comprava mel com rótulo. Toda vida eu quis ter um rótulo, porque assim posso vender em qualquer lugar”, comemora seu João.

Ele conta ainda que antigamente a casa de mel possuía apenas um cômodo. Para se adequar às normas e garantir a qualidade dos produtos, teve que ampliar o espaço. “Agora tenho uma área para recepção, outra para envase. Foram muitas mudanças”.

Um dos ajudantes do seu João na produção de mel e extrato de própolis é o filho Aldair Silva. Ele auxilia o pai nas vendas e também contribuiu com todo o processo de regularização. “Se não fosse a Emater, a gente teria desistido. Foi um trabalho de primeira linha. A casa de mel não tinha projeto. O maquinário também precisou ser adaptado de acordo com a legislação”, afirma.

Produção
 

Emater-MG / Divulgação


A produção do Apiário Nascer do Sol é, em média, de mil quilos de mel por ano. Já a produção anual de extrato de própolis é de aproximadamente 80 litros. Para tanto, a propriedade conta com 100 caixas de abelha, da espécie Appis mellifera.

A venda é feita no próprio local de produção e também no comércio de Entre Rios de Minas. Mas também entregam o própolis bruto para uma cooperativa no município de Nova Lima. “Agora com o registro as pessoas terão um produto com mais garantia, sabendo que é registrado pelo IMA”, comemora Aldair Silva.

Emater-MG

Em todo estado, a Emater-MG promove o desenvolvimento das agroindústrias de alimentos, de origem animal e vegetal, para inserir os produtos no mercado. “Além das orientações para legalização sanitária das unidades de produção, a empresa também atua na melhoria da qualidade dos produtos, abrangendo tecnologias de processamento, boas práticas de fabricação e rotulagem. Entre outras ações, também estão as orientações para a construção, reforma e ampliação de agroindústria de alimentos”, explica a assessora técnica Laura Peres Penna.



Últimas