Alunos da rede estadual expõem desenhos criados para valorizar mulheres inspiradoras

Como resultado da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, estudantes de São Sebastião do Paraíso se destacam em concurso e apresentam trabalhos na Câmara Municipal

SEE / Divulgação

Obras produzidas por alunos da Escola Estadual Paula Frassinetti, no Sul de Minas, foram expostas na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso nos dias 30 e 31/3.

Os trabalhos, criados a partir da "Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher", instituída pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), são desenhos feitos pelos estudantes como forma de valorizar mulheres que inspiraram a sociedade e as artes.

Um dos 20 desenhos expostos foi o do aluno Lucas Ribeiro da Silva, premiado com o segundo lugar no concurso "Minas que mudaram a história da minha cidade", promovido pela empresa IPE Rosa Produções, produtora cultural do município.

O estudante conquistou a segunda posição com uma caricatura de Vânia Mumic, idealizadora da ONG de proteção aos animais 'Anjos de Resgate'. Ela foi a primeira pessoa a realizar esse tipo de trabalho na região e é figura marcante em São Sebastião do Paraíso.

Os vencedores ganharam combos de cinema e a Escola Estadual Paula Frassinetti, foi premiada com uma oficina de produção de vídeos.

Além de Lucas, o colega Yuri Henrique dos Santos ganhou menção honrosa no concurso. Na Câmara Municipal, também tiveram trabalhos expostos as alunas Emilly Victoria Brito e Juliana Maria da Silva.

Professora de História da E.E. Paula Frassinetti, Ruana Dizaró acompanhou os trabalhos e ajudou os alunos no processo de inscrição.

“O evento foi organizado por uma advogada da OAB da cidade, que veio palestrar em nossa escola e ficou encantada com os trabalhos, sugerindo a exposição. Tudo foi desdobramento da semana em que realizamos os projetos de valorização das mulheres e de combate à violência”, conta.

A SEE/MG instituiu no calendário escolar a Semana Escolar de Combate a Violência Contra a Mulher, justamente para sensibilizar a comunidade escolar em relação à pauta. As escolas realizaram atividades para o ensino fundamental (1° ao 9° ano) e ensino médio de diferentes metodologias.